Significado de Aldeia global

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Aldeia global:

O conceito de aldeia global foi criado na década de 1960 pelo filósofo canadense Marshall Mcluhan, que foi professor na Escola de Comunicações da Universidade de Toronto.

Segundo esse conceito, o avanço nas tecnologias de informação e comunicação estaria encurtando as distâncias no mundo, o que promovia trocas culturais intensas entre os diferentes povos, aproximando-os.

O autor acreditava que devido à diminuição das distâncias e barreiras geográficas, o planeta se reduziria a uma organização semelhante a aldeias, onde tudo e todos estariam interconectados.

O termo aldeia global foi popularizado em seus livros “A Galáxia de Gutenberg”, publicado em 1962 e “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”, de 1964.

Aldeia global e os meios de comunicação

Mcluhan criou o conceito nos anos 1960, período em que houve importantes evoluções nos meios de comunicação - principalmente com as transmissões via satélite e a popularização dos aparelhos de TV.

Foi o desenvolvimento dessas tecnologias que permitiu que cenas de americanos mortos na Guerra do Vietnã fossem transmitidas e afetassem a opinião pública sobre o conflito. E também permitiu que pessoas no mundo todo assistissem à chegada do homem à lua.

Mcluhan acreditava que os meios de comunicação reduziriam, em grande medida, a fragmentação do espaço geográfico. Dessa forma, um acontecimento em qualquer lugar do mundo, poderia provocar reflexos em lugares distantes.

Ele acreditava que o tempo e o espaço estavam sendo relativizados, uma vez que seria cada vez mais possível estar em contato com pessoas a milhares de quilômetros de distância, em poucos segundos.

Aldeia global e as redes virtuais

O autor falava sobre redes virtuais e na unificação do mundo em uma malha global (ou teia global). Por essa compreensão, seguidores do filósofo acreditam que ele teria “previsto” o que hoje conhecemos como internet.

O autor elegeu a TV como paradigma para a sua teoria da aldeia global. Isto é, seria esse meio de comunicação de massa que aproximaria as pessoas e encurtaria e relativizaria as distâncias no planeta.

Estudiosos sobre a comunicação, no entanto, afirmam que Mcluhan teria se esquecido que em uma aldeia as formas de comunicação são bidirecionais, ou seja, ocorrem entre dois (ou mais) indivíduos. A televisão, por sua vez, teria uma forma de comunicação unidirecional.

Assim, pode-se dizer que uma condição mais semelhante ao que o filósofo canadense previu, começou a acontecer com a popularização do telefone e, mais recentemente, da internet.

Veja também o significado de comunicação e internet.

Aldeia global e globalização

O conceito de aldeia global estaria diretamente relacionado ao conceito de globalização - processo pelo qual há aproximação de povos e nações. Essa aproximação tende a uma homogeneização em diversos aspectos, como cultural, político e, principalmente, econômico.

A globalização é o resultado do desenvolvimento do sistema capitalista pelo mundo todo, especialmente a partir do final da Guerra Fria. Esse fenômeno ainda é fortalecido pelo neoliberalismo, uma corrente de pensamento que defende liberdade econômica e pouca intervenção do Estado na economia.

A globalização tem como principais características a velocidade no fluxo de informações e de pessoas, que foi possibilitada pelo desenvolvimento de tecnologias.

Saiba mais sobre a Globalização e suas características.

Críticas ao conceito de aldeia global

O conceito de aldeia global tem muitos defensores, mas também é alvo de muitas críticas devido ao fraco embasamento teórico.

Milton Santos, um dos mais renomados geógrafos do Brasil e do mundo, critica o conceito de aldeia global. Segundo ele, o conceito nos faz acreditar na falsa ideia de que a difusão imediata de notícias, de fato, informa as pessoas.

Além disso, para ele, o conceito de aldeia global é uma fábula, pois nos faz crer que as facilidades do mundo globalizado estão ao alcance de todos. Mas na verdade, a globalização acentua as desigualdades entre as diferentes regiões do mundo.

Veja também o significado de Capitalismo, Neoliberalismo e Tipos de Globalização.

Data de atualização: 17/06/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.