O que é criatividade

Criatividade é um substantivo feminino que vem do latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas.

Ser criativo é think outside the box (expressão em inglês que significa "pensar fora da caixa"). Ou seja, ser criativo é ser original, é ser capaz de imaginar soluções novas para os problemas de sempre ou para os novos problemas que surgem a cada dia.

Para o psicólogo norte-americano Allen Newell (1927-1992), há alguns critérios que nos informam se uma solução é criativa. Além de original, a solução deve ser útil para o indivíduo e para a sociedade. Outro critério elencado por ele é o da motivação, isto é, a criatividade sempre resulta de um estado de grande empenho e entusiasmo.

A psicóloga portuguesa Maria de Fátima Moraes concorda com esta última definição. Para ela, a criatividade só é possível com elevado comprometimento. Ela diz que o ato de criar "é imensamente mais exigente do que reproduzir: é colocar algo do único e irrepetível que cada um de nós é no que se cria e sem paixão isso não acontece."

Além da motivação, a psicóloga chama a atenção para outros fatores que podem ser associados à criatividade, dentre os quais as aptidões do indivíduo, o domínio de conhecimentos e certas características de personalidade (como autonomia, persistência e autoconfiança).

A criatividade pode ser identificada em qualquer área da vida. Ela é normalmente apontada como um elemento essencial no contexto de trabalho. Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas. A criatividade frequentemente resulta em soluções que permitem à empresa economizar ou criar produtos que aumentam o seu lucro.

No âmbito das artes, a criatividade artística consiste na capacidade de criar obras com elevado grau de diferenciação em relação a outras obras. Uma obra criativa pode ser uma pintura, um livro, uma escultura ou um edifício, por exemplo.

A criatividade muitas vezes surpreende as pessoas de forma positiva, porque elas frequentemente não esperam algo diferente. Um exemplo disso são os presentes, muitas pessoas gostam de dar presentes criativos para amigos, familiares e namorado/a.

Existem oficinas de criatividade, que são uma colaboração entre a educação e psicologia, e têm como objetivo potenciar o autoconhecimento e a aceitação de outros indivíduos. Estas oficinas usam técnicas como pintura, escultura, desenho e muitas outras para desenvolver o pensamento criativo e diminuir o stress.

Criatividade e inovação

A criatividade e a inovação são dois conceitos que andam de mãos juntas. A criatividade é essencial para pessoas que querem inovar, inventar, criar coisas novas.

É importante referir que a criatividade não necessariamente significar criar alguma coisa do zero, muitas vezes significa inovar, ou seja, melhorar alguma coisa já existente.

Leia mais sobre o Significado de Inovação.

Veja também:

Atualizado em