Geração Z

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Geração Z é o nome dado ao conjunto de pessoas que nasceu entre os anos de 1995 e 2010. Também é conhecida por Gen Z, zoomers, iGeneration ou Centennials.

As gerações são grupos etários formados por indivíduos, que por nascerem durante o mesmo período histórico, acabam desenvolvendo características específicas relacionadas aquele contexto.

Por exemplo, a geração Z é fortemente marcada pelo advento da internet. A existência do mundo online influenciou como esses jovens entendem a realidade, comportam-se e se posicionam socialmente.

Os zoomers são considerados a primeira geração de nativos digitais, desde o seu nascimento já tinham contato com as novas tecnologias.

Essa particularidade influenciou para que a geração Z fosse conhecida por dominar as ferramentas digitais, ser tolerante e autônoma, aceitar bem mudanças e se afastar de rótulos.

A geração Z é a sucessora da geração Y (também chamada de Millennials) e antecessora da geração Alpha. Recebe esse nome justamente pela letra Z vir após o Y no alfabeto.

Infográfico em tons de azul e laranja sobre a geração z.

Características da geração Z

  • São nativos digitais - nasceram já na era da internet;
  • Estão constantemente conectados à internet;
  • São "cidadãos do mundo" - não veem as fronteiras geográficas como limitantes;
  • Têm forte responsabilidade social e ambiental - são preocupados com as consequências das mudanças climáticas;
  • São rápidos - estão acostumados em ter informações instantaneamente;
  • São ansiosos - esperam processos ágeis tanto no dia a dia, quanto em questões pessoais e profissionais;
  • Adaptam-se bem as mudanças;
  • São pragmáticos, especialmente nas relações profissionais;
  • Suas identidades são fluídas - não aceitam bem rotulações;
  • Têm relacionamentos mais efêmeros - especialmente os de caráter sexual e romântico;
  • Têm forte senso empreendedor.

Comportamento de geração Z

O que molda o comportamento de uma geração é o período histórico em que nasceu e cresceu. A geração Z nasceu na virada do século XX para o XXI.

Por isso, foi marcada pela ascensão das novas tecnologias, sendo esse o principal fenômeno que influenciou os chamados nativos digitais.

A velocidade das mudanças e a própria dinâmica do mundo online fez com que essas pessoas se acostumassem com a agilidade e a rapidez, não aceitando bem processos lentos e lineares.

A forma de pensar da geração Z está muito ligada ao funcionamento da internet, trata-se de uma geração que consegue realizar várias atividades ao mesmo tempo e não lida bem com fronteiras físicas ou geográficas (o que não existe no mundo online).

Além da presença da internet, outros contextos influenciaram o comportamento da geração Z, como a Crise Financeira de 2008, que fez com esses jovens crescessem em um cenário de insegurança financeira.

Com isso, os zoomers se tornaram mais realistas quanto ao mercado de trabalho, buscando principalmente estabilidade e qualidade de vida (ao contrário dos seus antecessores, Millennials e geração X).

A Pandemia de COVID-19 foi outro fenômeno importante para a formação da geração Z. Além de ter reafirmado uma nova forma de trabalhar, remotamente, também fez com que os zoomers aumentassem a sua preocupação com saúde mental e qualidade de vida.

As mudanças climáticas e culturais dos últimos anos também influenciaram a geração Z, vista como bastante tolerante e valorizadora da diversidade e da inclusão social.

Por serem apreciadores do diverso e não gostarem de rótulos, a geração z tem uma identidade fluída, podendo expressar sua personalidade e gostos de variadas formas.

A emergência das mudanças climáticas influenciou para essa geração fosse preocupada com o futuro do planeta, apostando em um estilo de vida mais sustentável, que preza pelo consumo consciente.

Geração Z e o mercado de trabalho

Impactada pela Crise Financeira de 2008, a Geração Z cresceu em um cenário de instabilidade econômica, o que os tornou mais preocupados com a estabilidade e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Os zoomers enfrentam um mercado de trabalho de alta rotatividade e cuja relações trabalhistas estão mais flexíveis e precárias.

Nesse cenário, tentam encontrar ambientes de trabalho que sejam alinhados com os seus valores, especialmente a responsabilidade social e ambiental.

Também buscam um ambiente que promova a sua autonomia, onde a hierarquização é fraca e as suas ideias sejam ouvidas. A geração Z é conhecida por valorizar a velocidade, portanto, querem progressões rápidas na carreira e remunerações justas.

Diferente da geração X e dos Millennials, os zoomers tendem a não se sacrificar pelo trabalho, prezando por sua qualidade de vida e saúde física e mental.

A precaridade do mercado também faz com que esses jovens tenham forte senso de empreendedorismo, apostando nos próprios projetos, especialmente os relacionados com o mundo digital.

Diferenças entre gerações X, Y e Z

As gerações são conceitos desenvolvidos para traçar o perfil comportamental, principalmente, de indivíduos que nasceram em diferentes épocas. São usadas na sociologia, mas também em estudos de marketing.

A geração X consiste nas pessoas que nasceram entre o final da década de 60 e início dos anos 80. São os filhos dos Baby Boomers, ageração pós-Segunda Guerra Mundial.

A ameaça da Guerra Fria, entre outras tensões mundiais da época, fizeram com que este grupo enfrentasse incertezas e a ideia de um futuro hostil. São mais materialistas e competitivos.

A geração Y é formada pelas pessoas nascidas entre o fim dos anos 80 e começo da década de 90. Esta geração é marcada pela inovação e liberdade, principalmente como consequência do avanço da tecnologia e do crescimento da qualidade de vida.

A Geração Z, como visto, é constituída por pessoas que nasceram em meados da década de 90 até 2010. A Geração Z e a Geração Y são bastante similares em muitos aspectos.

Ao contrário da Geração X, os Millennials e Centennials são multifuncionais, acreditando que o ideal para o crescimento profissional é a busca por novas experiências, fazendo com que não fiquem muito tempo "presos" na mesma empresa, por exemplo.

Saiba mais sobre a Geração Y.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar