Significado da Flor de laranjeira

O que é a Flor de laranjeira:

Flor de laranjeiraFlor de laranjeira é uma planta com propriedades terapêuticas e dotada de um forte simbolismo popular (representa a pureza, a castidade e o matrimônio), caracterizada por sua cor branca e aroma perfumado.

Como o próprio nome sugere, esta flor nasce em árvores de laranjas (laranjeiras), normalmente durante o período da frutificação da árvore.

O nome científico da flor de laranjeira é Citrus aurantium L.

A partir da flor de laranjeira (também conhecida como flor de azahar) podem ser obtidos alguns produtos que são indicados como parte do tratamento da ansiedade, do nervosismo e de indigestões, como a água-de-flor-de-laranjeira e o óleo de flor de laranjeira.

A infusão da flor de laranjeira ainda auxilia em problemas de insônia, por isso costuma ser uma alternativa popular entre as pessoas com dificuldades para dormir.

Para saber o significado de outras flores, clique aqui.

Flor de laranjeira no casamento

Tradicionalmente, a flor de laranjeira é considerada o símbolo da pureza, da castidade, da inocência e da fertilidade. Estas interpretações surgiram a partir de antigas civilizações orientais. Aliás, foram os árabes que introduziram este simbolismo na Europa.

Com o passar do tempo, a flor de laranjeira começou a representar as noivas, justamente devido aos valores de castidade, inocência e pureza que as envolvem.

Assim, a flor de laranjeira passou a ser uma tradição nos casamentos. As decorações das cerimônias tinham como destaque estas flores que, assim como sugere o simbolismo tradicional, representam a pureza e o desejo de fertilidade para o futuro casal.

Atualmente, as flores de laranjeira continuam a ser bastante populares nas cerimônias de casamento, representando popularmente os desejos de amor eterno e fidelidade.

Ver também: o significado das Bodas de Casamento.

O significado da Flor de laranjeira está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Flores