Significado de Guri

O que é Guri:

Guri é um termo adotado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul como sinônimo de "menino", "moleque", "criança" ou "rapaz".

O termo "guri", assim como várias outras palavras, fazem parte do dialeto do gaúcho, indivíduo natural dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, na região sul do Brasil.

Etimologicamente, segundo o Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena, "guri" vem do tupi-guarani "guirii, que significa "terno", "brando" o "pacífico". Outras fontes afirmam que o termo "guri" se originou a partir do tupi gwi'ri, que quer dizer "filhote de bagre", na tradução para o português.

Mesmo sendo originalmente um termo gaúcho, o termo "guri", como uma sinônimo para "menino" também é utilizado em outras regiões brasileiras, devido a miscigenação entre as várias culturas existentes dentro do país.

Em outras regiões brasileiras, como no estado do Paraná, por exemplo, a palavra "guri" é trocada pela expressão "piá", que se origina a partir do tupi-guarani pi'a, e significa "fruto de nossas entranhas".

O feminino de guri é guria, utilizado como sinônimo de "menina" ou "moça".

Guri é ainda o nome dado à uma cidade no interior da Córeia do Sul, na província de Gyeonggi.

Projeto Guri

O "Projeto Guri" é o nome de um projeto musical para crianças e adolescentes com iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. O Projeto Guri foi criado em 1995 e já beneficiou mais de 500 mil jovens.

Atualizado em