Significado de Yankee

O que é Yankee:

Yankee é uma palavra do idioma inglês, usada para descrever uma pessoa estadunidense ou que reside em Nova Inglaterra. Esta palavra foi aportuguesada, assumindo a forma ianque.

Em inglês, a palavra yankee é muitas vezes abreviada para yank, e pode assumir significados ligeiramente diferentes, dependendo do contexto. Para pessoas que não são americanas, um yankee é um americano; para um americano, um yankee é uma pessoa que vive em um Estado do Norte do país, e para pessoas que moram no Leste dos Estados Unidos, um yankee é uma pessoa que tem origem ou reside em Nova Inglaterra (região localizada no nordeste do país, composta por 6 Estados).

A origem da palavra é incerta e existem várias teorias a respeito da sua utilização. Alguns autores afirmam que a palavra foi usada pela primeira vez pelo general britânico James Wolfe, para se dirigir aos seus soldados que eram originários de Nova Inglaterra. Outra teoria afirma que o termo tem origem holandesa, mais concretamente na junção dos nomes Jan e Kees, servindo para descrever uma americano com ascendência holandesa.

Durante a Guerra Civil Americana, um soldado que lutava a favor da União (que venceu a guerra), também era conhecido como yankee. Quando a Guerra Civil terminou, o termo passou a ser mais usado como sinônimo de alguém que vive na Nova Inglaterra ou no norte dos Estados Unidos.

Para algumas pessoas britânicas, canadenses, australianas e do sul dos EUA, a palavra tem um sentido depreciativo.

No âmbito da comunicação, especificamente no alfabeto fonético, a letra Y é representada pela palavra Yankee.

Data de atualização: 07/07/2014.