Significado de Homo habilis

O que é o Homo habilis:

O Homo habilis é uma espécie da evolução humana já extinta, pertencente a classe dos hominídeos, considerada o primeiro ser humano propriamente dito.

Homo habilis

Esta espécie deriva da evolução do australopithecus e tem este nome porque foi o primeiro hominídeo a manifestar a habilidade de manipular utensílios.

E esta habilidade lhe permitiu ter desafios mais complexos e estratégias mais elaboradas para sua sobrevivência, como o uso destes utensílios para uma caça mais eficaz.

O Homo habilis viveu a cerca de 2 milhões a 780 mil anos atrás e, de acordo com a descoberta dos primeiros fósseis achados desta espécie por Louis Leakey e seus colegas em 1964, é possível concluir que ele habitava a região da Tanzânia, na África Oriental.

Características do Homo habilis

Em termos físicos, o Homo habilis é um pouco mais alto que seus antecessores, porém a principal diferença é que seu cérebro é 50% maior que da sua espécie antecessora, o australopithecus.

Ele também possui braços proporcionalmente muito mais longos e a cavidade craniana menor que a da espécie antecessora.

Com o cérebro maior, a capacidade intelectual também foi aprimorada. O Homo habilis aprendeu a cortar pedras e a transformá-las em armas de caça.

Principais descobertas do Homo habilis

A invenção da ferramenta de pedra é revolucionária porque permite aproveitar a carniça de outros animais, que traz nutrientes alimentares que melhoram a qualidade de vida em geral.

Além disso, a incorporação das ferramentas de pedra foi o primeiro passo para outras invenções mais sofisticadas, como a invenção do fogo, outra invenção que revolucionou a história da humanidade.

O Homo habilis também passa a explorar novos territórios e encontra soluções práticas para todo o tipo de problema ou ameaça.

Eles passam a viver em comunidades, passando a criar uma linguagem primitiva entre seus membros e possuir uma espécie de comunicação entre si.

Veja também o significado de Homo Sapiens e de Evolução.

O significado de Homo habilis está na categoria: Geral