Significado do Homo erectus

O que é o Homo erectus:

Homo erectusHomo erectus (também conhecido como Homo ergaster) é uma espécie de hominídeo que surgiu há 1,8 milhões de anos e entrou em extinção há aproximadamente 300 mil anos.

Do latim, o significado de Homo erectus é “homem reto”, isto porque, de acordo com os fósseis encontrados, esta espécie se locomovia com a coluna ereta, semelhante aos seres humanos.

Ainda existem algumas divergências sobre a hipótese do Homo erectus ser o antecessor do Homo sapiens, visto que alguns cientistas acreditam que ambas as espécies possam ter coexistido durante um determinado período de tempo.

As características físicas do Homo erectus estavam mais próximas do Homo sapiens do que do seu “antecessor”, o Homo habilis. Com uma altura que variava entre 1,30 e 1,70 metros, pesando aproximadamente 55 a 70 quilos, e com um tamanho craniano de 700 a 1200 centímetros cúbicos (até 50% maior do que do H. habilis), o Homo erectus apresentava uma estrutura óssea bastante mais robusta que a do homem contemporâneo.

A alimentação do Homo erectus era baseada em frutas, folhas, raízes e animais. Esta espécie já fabricava utensílios feitos de pedra lascada e madeira para poder caçar, além de terem domínio do fogo.

De acordo com os paleontólogos, os Homo erectus teriam sido os primeiros a começarem o processo de migração do continente africano para as demais regiões do mundo, visto que os seus fósseis já foram encontrados na Europa e Ásia.

A descoberta do Homo erectus foi feita pelo holandês Eugéne Dubois (1858 – 1940), em 1891, na Ilha de Java, na Indonésia. O fóssil mais completo desta espécie é conhecido por “menino de Turkana”, descoberto na região norte do Quênia.

Características do Homo erectus

  • Primeiros a usar o fogo para cozer seus alimentos (a carne) e espantar animais selvagens;
  • Não praticavam agricultura. Alimentavam-se através da caça e da coleta de frutos e raízes;
  • Fabricavam e usavam objetos de pedra e madeira;
  • Habitavam principalmente o nordeste da África e o oriente da Ásia;
  • A organização social era feita em pequenas comunidades (tribos);
  • Deu origem a um grande número de subespécies (Homo erectus lantianensis, Homo erectus yuanmouensis, entre outros).

Ver também: significado do Homo sapiens.

O significado do Homo erectus está na categoria: Ciência