Significado de Tipologia

O que é Tipologia:

Tipologia é a ciência que estuda os tipos, diferença intuitiva e conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada na área de estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias.

Este é um termo que pode abranger várias áreas, porque várias ciências e áreas de conhecimento necessitam de um método de categorização. Tipologia pode estar relacionada com tipografia, teologia, arquitetura, arqueologia, psicologia, entre várias outras.

Na arqueologia, a tipologia é um método científico que estuda os objetos que são encontrados nas escavações (cerâmicas, peças de metal, indústrias lítica e óssea, etc.), e faz a sua classificação quantitativa (de acordo com tamanho e quantidade) e qualitativa (segundo a morfologia, matéria-prima, técnicas de fabrico, etc.).

A tipologia é também um ramo da psicologia, parecida com a psicologia diferencial, que estuda a relação entre constituição física e temperamento. As tipologias mais conhecidas são a de Kretschmer (1921), que estuda as correlações entre tipos somáticos e doenças mentais, e a de Sheldon (1927), que distingue três tipos corporais.

No âmbito da arquitetura a tipologia consiste no estudo de tipos elementares que podem formar uma norma pertencente à linguagem arquitetônica.

A tipologia paisagística é o estudo do contexto de fatores naturais e econômico-culturais que influem em uma paisagem, com o fim de os classificar por tipos. A unidade básica, não autônoma, de uma campina articulada hierarquicamente é o ecotipo.

Tipologia e tipografia

No contexto das artes gráficas, a tipologia diz respeito ao caráter tipográfico. Assim, a tipologia diz respeito ao tipo ou formato das letras que compõem um texto. Pode dizer respeito ao tipo de letra usado para digitar um texto, por exemplo: times new roman, comic sans, verdana, arial, etc.

Tipologia Bíblica

A tipologia bíblica é uma teoria que afirma que uma pessoa, coisa ou acontecimento do Antigo Testamento tem um sentido simbólico, prefigurando uma realidade que se manifesta no Novo Testamento. Assim, por exemplo, Adão é a figura de Cristo (o novo Adão); o dilúvio representa o batismo; o maná, a eucaristia, etc.

Tipologia e gêneros textuais

A tipologia textual diz respeito à forma como um determinado texto é apresentado. O aspeto tipológico de um texto diz respeito ao propósito com o qual o texto foi escrito. Assim, as diferentes tipologias textuais são: narração, dissertação, descrição, informação e injunção.

Muitas vezes a tipologia textual é confundida com gênero textual. Um gênero textual é um exemplo mais específico de uma modalidade discursiva, que tem em si mesmo um aspeto tipológico. Anúncios, crônicas, editoriais, instruções de uso, fábulas, cartas, são apenas alguns exemplos de gêneros textuais.

Data de atualização: 02/04/2015. O significado de Tipologia está na categoria: Geral