O que é Homo Sapiens Sapiens
Homo sapiens sapiens é o nome usado para denominar a subespécie humana que caracteriza o homem moderno.
A subespécie é uma classificação ou subdivisão na espécie. Nesse caso, o homo sapiens sapiens é o nome dado à atual espécie humana. O significado de homo sapiens sapiens é “homem que sabe o que sabe”. O nome faz referência à sua característica mais marcante: o cérebro desenvolvido.
Surgimento e evolução
Esta subespécie surgiu há aproximadamente 200 mil anos na região leste da África. É uma evolução do homo ergaster, que por sua vez é uma subespécie do homo erectus, surgida há quase 2 milhões de anos.
Fisicamente é a mais evoluída de todas as espécies que já existiram, principalmente em razão do desenvolvimento do cérebro. O cérebro desenvolvido permitiu a evolução da capacidade de aprender e de pensar (cognição) e a execução de atividades que garantem a sobrevivência da espécie.
Este desenvolvimento cerebral originou a evolução da capacidade de raciocínio e de fala, ou seja, foi a responsável pelo desenvolvimento da inteligência humana.
Outra característica da evolução do homo sapiens sapiens foi o aprendizado de produção do seu próprio alimento, o que levou ao surgimento e evolução da agricultura e das sociedades.
O homo sapiens sapiens também desenvolveu a habilidade de convivência em sociedade, que foi uma consequência da evolução da linguagem e de comunicação.
A partir desses acontecimentos, ao longo da história, o homo sapiens sapiens foi modificando e evoluindo o seu modo de vida, criou hábitos e tradições, que depois foram chamados de cultura.
Classificação
O termo homo sapiens sapiens é usado pela Biologia, especificamente pela taxonomia, área que estuda e classifica todos os animais e vegetais. A taxonomia identifica o homo sapiens sapiens como a espécie mais evoluída dos primatas hominídeos ou do homo sapiens. Ou seja, é uma subespécie do homo sapiens.
Esta subespécie é classificada assim:
- Reino animalia
- Filo chordata,
- Subfilo vertebrata,
- Classe mammalia,
- Ordem primata,
- Subordem antropoidea,
- Gênero homo,
- Espécie homo sapiens,
- Subespécie homo sapiens sapiens.
Características do homo sapiens sapiens
Os integrantes desta subespécie têm como característica principais:
- Anatomia (forma corporal) humana.
- Cérebro bem desenvolvido, foi verificado que o cérebro evoluiu fisicamente, tendo aumentado de tamanho.
- Capacidade de pensamento e raciocínio lógico que permite a execução de habilidades chamadas de comportamento humano.
- Postura mais ereta, que garante uma maior e melhor mobilidade do corpo.
- Habilidade para fazer atividades manuais.
- Diminuição da quantidade de pelos no corpo.
Veja também: