Significado de Ser Humano

O que é Ser Humano:

Ser humano (Homo sapiens) é o termo utilizado nas ciências para caracterizar a espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência e razão.

Um ser humano pertence à espécie conhecida como Homo sapiens, que segundo a Teoria da Evolução é o resultado do processo evolutivo dos primatas conhecidos como hominídeos.

A espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva. O cérebro desenvolve-se de maneira que seja capaz de realizar diversas atividades que exigem raciocínio, além de elaborar pensamentos criativos, abstratos, teorias e de outros tipos.

Este desenvolvimento cerebral, associado à estrutura corporal composta por tronco ereto, cabeça, membros superiores e membros inferiores, possibilitou aos seres humanos a utilização dos braços para a manipulação de ferramentas e objetos para sua sobrevivência.

Os seres humanos também constam entre os animais com características celulares que os permitem ser uma das espécies com maior tempo de vida. Não é raro um ser humano chegar a viver até além dos 100 anos em alguns casos, ainda que seja a única espécie que tem consciência da sua morte.

Saiba mais sobre os Homo sapiens.

Alguns dos principais sinônimos de ser humano são: humano, indivíduo, criatura, pessoa, homem e gente.

Ser humano ou serumano?

O termo também gera dúvidas quanto à sua escrita, o que faz com que muita gente utilize a palavra de maneira errada, sem separação e sem a letra h – serumano.

Pelas regras ortográficas, o termo nunca foi considerado composto, mas se comporta como um todo, sem a utilização do hífen, sendo então a forma correta de escrevê-lo separado e com a letra h – ser humano.

Características do ser humano

Algumas peculiaridades fazem do ser humano uma criatura única no mundo, como por exemplo:

  • Capacidade de raciocínio lógico;
  • Sabedoria;
  • Autoconsciência de sua existência;
  • Consciência sobre a morte;
  • Racionalidade;
  • Capacidade de expressar criatividade;
  • Capacidade de comunicação complexa (fala, escrita e gestual);
  • Capacidade de se organizar em grupos sociais (famílias, nações, etc).

Veja também o significado de Humano.

O ser humano para a Filosofia

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

A condição e existência do ser humano foi (e é) motivo de estudo para diversos filósofos, como Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche, Aristóteles, Platão, entre outros.

Já do ponto de vista sociológico, o ser humano é aquele indivíduo que é capaz de viver em sociabilidade com os demais. É um ser social que consegue conviver em sociedade e influenciar ou ser influenciado por determinado comportamento social.

Veja também o significado de Indivíduo.

Data de atualização: 29/01/2018. O significado de Ser Humano está nas categorias: Filosofia, Ciência