Significado de Evolucionismo

O que é Evolucionismo:

Evolucionismo é uma teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas consoantes ao ambiente em que habitam.

Um dos maiores nomes do Evolucionismo foi o naturalista britânico Charles Darwin (1809 - 1882), que desenvolveu no século XIX um conjunto de estudos que deram origem ao Darwinismo, teoria tida como sinônimo do Evolucionismo, consagrando-se como o "pai da Teoria da Evolução".

Saiba mais sobre o significado de Darwinismo.

No entanto, antes disso o francês Jean-Baptiste Lamarck já tinha apresentado alguns estudos que se opunham ao tradicional modelo criacionista, indicando que os seres vivos contemporâneos eram uma evolução de seres mais primitivos.

Lamark estava no caminho certo, porém acreditava que os órgãos e funções dos seres vivos que eram mais utilizadas se desenvolviam, enquanto que as menos utilizadas atrofiavam. Estas modificações, de acordo com a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, deveriam ser retransmitidas para os descendentes. No entanto, os organismos não são capazes de controlar o seu próprio desenvolvimento, como seria justificável na teoria de Lamark.

Outro fator que favoreceu os estudos de Darwin sobre os de Lamark foi a falta de comprovação científica apresentada pelo francês, enquanto que Darwin passou vários anos viajando e analisando as diversas espécies para publicar a obra "A Origem das Espécies".

A doutrina darwinista diz que os ambientes "selecionam" os organismos mais adequados para habitar determinado lugar, o que Darwin chamou de "Seleção Natural".

As espécies que demonstrarem mais facilidade em sobreviver a determinados ambientes, se multiplicam, evoluem e seus descendentes serão os dominadores daquela região. Os organismos que não forem capazes de se adaptar ao meio ambiente em que estão inseridos, serão extintos.

De acordo com as conclusões de Darwin, sempre existiram variações entre as espécies que proporcionam maior facilidade de sobrevivência em comparação às outras. Estes fatores auxiliam na propagação desses organismos mais adaptados, eliminando os mais fracos.

O chamado Neodarwinismo é uma evolução dos estudos apresentados por Darwin, com a descoberta de novos ramos e ciências, como a Genética e a Mutação. Essas descobertas ajudaram a explicar algumas lacunas deixadas nas pesquisas de Darwin.

Os seres humanos (homo sapiens sapiens), de acordo com o Evolucionismo, teria surgido a partir de um processo de evolução de outras espécies que já foram extintas, como o homo erectus e o homo habilis. Os humanos não descendem dos macacos, como muitos acreditam, mas sim dos ancestrais que deram origem à raça humana e aos demais primatas atuais, por exemplo.

Veja também o significado da Teoria da Evolução.

Evolucionismo e Criacionismo

Evolucionismo é a teoria oposta ao Criacionismo, pois não admite a participação de uma entidade ou ser divino na criação das espécies de seres vivos que existem na Terra.

Para o Criacionismo, a vida seria uma obra de uma entidade divina, enquanto que para o evolucionismo a multiplicidade de organismos existentes é fruto da modificação lenta e progressiva de algumas espécies, através de mutações e evoluções.

Saiba mais sobre o significado de Criacionismo.

Evolucionismo social

O Evolucionismo Social, também conhecido por "Darwinismo Social" ou "Racismo Científico", é uma corrente de pensamento antropológico que utiliza os princípios da Teoria da Evolução das espécies para justificar o desenvolvimento das sociedades.

De acordo com o Evolucionismo Social, os grupos sociais começam num estado animalesco e vão alcançando o desenvolvimento conforme se tornam mais civilizados.

O Evolucionismo Social, nomeadamente o Darwinismo Social, ajudou a propagar ideias de racismo, como o imperalismo, fascismo e nazismo, gerando uma lastimável guerra entre grupos sociais e étnicos.

Esta teoria acreditava que existiam sociedades humanas superiores a outras, e que estas deveriam "dominar" as inferiores com o objetivo de "civilizá-las" e ajudá-las no seu "desenvolvimento".

Saiba mais sobre o significado de Evolucionismo social.

Data de atualização: 22/03/2018.