Significado de Iconografia

O que é Iconografia:

Iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados. 

A origem da palavra iconografia surgiu a partir da junção de dois termos gregos, "eikon" = "imagem" e "graphia" = "escrita", significando literalmente "a escrita da imagem". 

iconografia abrange o estudo de trabalhos imagéticos como estátuas, pinturas, gravuras, retratos e etc. 

Até o século XVI, a iconografia se referia apenas a trabalhos imagéticos ligados à religião ou inseridos em um contexto religioso. 

Iconografia e Iconologia

A iconografia se ocupa em estudar e analisar as características estéticas das imagens, limitando-se a não enveredar pelo seu significado histórico. 

Por sua vez, a iconologia é uma iconografia com uma interpretação mais profunda dos objetos e obras de arte, analisando através de um modo interpretativo, a nível histórico e sociológico da imagem, e não apenas um exame preliminar, ligado à estética. 

Iconografia Religiosa

Até meados do século XVI, a iconografia era um estudo restrito para os símbolos e imagens religiosas. 

As esculturas e pinturas de santos, anjos e da vida de Jesus Cristo eram os principais temas dos estudos da iconografia religiosa, ou seja, estava fortemente relacionada com a doutrina cristã/católica. 

A origem da palavra "ícone", por exemplo, surgiu a partir da associação implícita entre a imagem e o sagrado.  

Iconografia Brasileira

iconografia brasileira ajuda a entender a construção social e histórica do Brasil, desde antes do descobrimento e colonização portuguesa. 

Os índios produziam artefatos, como pinturas e esculturas, que também são estudados pela iconografia e iconologia indígena, remontando os costumes e tradições das tribos que viviam no país. 

Já no século XVIII e XIX, as análises iconográficas brasileiras buscam caricaturas em jornais ou pinturas de célebres artistas da época, resquícios que ajudam a reconstruir a realidade social e econômica daquela época no país.  

Iconografia do Cangaço

Dentro da enorme diversidade cultural e étnica que impera no Brasil, o cangaço é uma das que mais expressa características imagéticas sobre um estilo de vida brasileiro. 

iconografia do cangaço, registrado através da fotografia e gravuras em cordéis, ganhou o imaginário nacional com a figura de Lampião e de seus companheiros, chamados de "cangaceiros". 

O significado de Iconografia está na categoria: Geral