Significado de Pop Art

O que é Pop Art:

Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.

Os Estados Unidos e a Inglaterra foram os países pioneiros na pop art, movimento que foi batizado com este nome em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, referindo-se a todo o tipo de produção massificada que era criada e consumida no Ocidente.

Inspirando-se em imagens e personalidade da cultura de massas, os artistas da pop art buscam ironizar a vida cotidiana materialista e consumista das pessoas.

Na obras artísticas da pop art, o uso de elementos criados a partir das novas tecnologias do século XX substituem os tradicionais pincéis, tintas e quadros. Isopor, poliéster, gomaespuma e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.

Algumas das obras icônicas do movimento pop art são as garrafas de Coca-Cola e as famosas Sopas Campbell, criadas por Andy Warhol, um dos nomes mais importantes da Pop Art.

Entre os principais artistas da pop art, destacam-se: Andy Warhol, considerado o "papa" do pop art; Peter Blake; Wayne Thiebaud; Roy Lichtenstein e Jasper Johns.

Pop Art no Brasil

No Brasil, a pop art se transformou em um instrumento para denunciar maus tratos sociais e o totalitarismo político que o país passava na década de 60, com a Ditadura Militar.

As impressões em silkscreen e as referências de histórias em quadrinho e gibis estavam presentes nas críticas que os artistas da pop art brasileira produziam. Sob um olhar nos trabalhos irônicos de Wahol, a pop art do Brasil usou dessa linguagem, mas para não apenas discutir o consumismo e materialismo, mas também para atacar os abusos e torturas que estudantes e intelectuais estavam sofrendo do governo militar naquela época.

Ver também:

Data de atualização: 18/12/2014.