Significado de História da arte

O que é a História da arte:

História da arte é uma área de estudo que aborda as diversas manifestações artísticas produzidas pelo homem com o propósito estético ou comunicativo para expressar ideias, emoções e formas de ver o mundo.

Ela acompanha o desenvolvimento da história da humanidade, se relacionando com a cultura dos mais variados povos existentes no mundo, buscando compreender as manifestações que foram e estão sendo realizadas até hoje.

A história da arte, assim como os fatos históricos, ajudam a compor a história das sociedades. Muitos pesquisadores de diversas áreas tentam desvendar as origens da humanidade e dentre tantas pesquisas, a conclusão que se obtém é a de que o aparecimento do homem está diretamente associado ao aparecimento de formas simbólicas, que ajudam a construir possíveis depoimentos sobre a origem e evolução do ser humano.

Desta forma, a história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações e é um processo contínuo, que nunca chega ao fim, pois está sendo vivida a cada dia.

Períodos da história da arte

Os períodos equivalem à uma espécie de linha do tempo da história da arte, ou a uma ordem cronológica do percurso da humanidade. Podemos então encontrar manifestações artísticas presentes na Pré-História, na Antiguidade e nas Idade Média, Moderna e no século XX.

Arte na Pré-História

A Pré-História foi o primeiro período da evolução humana a deixar vestígios das primeiras formas simbólicas da humanidade.

As formas pioneiras de expressão artística desta época são as pinturas rupestres, onde os homens daquela época deixava desenhado nas paredes das cavernas onde viviam, sua forma de viver e ver o mundo e através destas pinturas rústicas, registrou suas crenças e a maneira como percebia a natureza. Os vários locais onde foram descobertas estas pinturas são chamados de sítios arqueológicos.

Outros elementos que também revelam a maneira de viver do homem pré-histórico, e que podem ser considerados importantes vestígios históricos, são as esculturas e artefatos feitos em osso, pedra ou madeira.

Arte na Antiguidade

Este período foi marcado pela descoberta da escrita e os egípcios foram os mais influenciados por esta evolução.

A criação de símbolos e sinais hieróglifos são os destaques desta época. Suas habilidades foram manifestadas através dos túmulos de faraós, estátuas de divindades, e outros artefatos de seu cotidiano.

Os gregos também desenvolveram a aptidão por meio das pinturas, monumentos e edificações, que tinham o homem como principal referencial, por ser considerado o centro da perfeição.

Arte na Idade Média

Este período é marcado pela influência religiosa. Destacam-se as expressões artísticas celta, gótica e romana.

O povo romano também teve importante destaque para as atividades artísticas da época, com célebres construções que impactaram a arquitetura e também por meio da arte paleocristã, que baseava-se nos ensinamentos de Cristo e através da Arte Bizantina.

Arte na Idade Moderna

A Idade Moderna foi marcada por um período de intensa expansão, devido às descobertas geográficas. As obras artísticas da época fundamentavam-se sobretudo na natureza. Tiveram grandes destaques:

Renascimento – Ressurgiu a arte greco-romana e destacou-se a pintura.

Barroco – Valorizou sentimentos e emoções. O estilo sofreu influência da Reforma Protestante e contrarreforma.

Rococó – Fase de valorização dos traços decorativos. O ponto de destaque era decoração e ornamentação dos ambientes.

Arte na Idade Contemporânea

Também chamado de arte contemporânea, este período foi de grandes conflitos, como a Revolução Francesa, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

As expressões artísticas da época manifestavam-se através de movimentos como o neoclassicismo, o romantismo, o realismo e o impressionismo, que revolucionaram a arte do século XX.

Arte do século XX

Este período é marcado pelo surgimento de grandes tendências artísticas como o expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, abstracionismo, dadaísmo e surrealismo, movimentos que representam muito para o mundo das artes. No decorrer de cada uma destas expressões, grandes artistas surpreenderam e obras notórias foram criadas.

História da arte no Brasil

A história da arte no Brasil surgiu da mistura de outros estilos e tem início desde o período da Pré-História, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território. Também destaca-se a arte indígena, que é notada desde a época do descobrimento do Brasil, com expressões artísticas muito características das tribos, como danças, rituais, objetos, etc.

A chegada dos portugueses e dos europeus também trouxeram com eles grandes transformações, como o estilo barroco, ligado ao catolicismo.

A pintura acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).

Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo.

Veja também o significado de arte.

O significado de História da arte está nas categorias: Geral, Arte