Significado de Etnia

O que é Etnia:

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc. 

O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde ao diferentes grupos humanos. A ideia de etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.

Saiba mais sobre o significado de Raça e a diferença entre Raça e Etnia.

A etnia, ou grupo étnico, divide uma uniformidade cultural, com as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.

Pesquisadores da etnicidade também consideram as características genéticas como sendo étnicas. A ideia não é consenso, mas é principalmente entendida enquanto parte da construção social do indivíduo. Como por exemplo, os descendentes de japoneses no Brasil que sentem-se pertencentes à etnia nipônica por ter os olhos característicos dos orientais daquela região, ou os afro-descendentes que identificam-se com os grupos étnicos africanos por aspectos físicos que vão além da cor da pele, e passam também pelo formato do nariz, dentes, estrutura corporal, e etc.

Podemos classificar enquanto etnias do mundo os muçulmanos, os judeus, os japoneses, assim como grupos menores com características culturais bem próximas de seus vizinhos, como as centenas de etnias africanas que dividem o mesmo território. 

Alguns autores afirmam que o termo etnia surgiu em Israel, na época retratada no Antigo Testamento da Bíblia. O seguidores do Judaísmo usavam o termo ethnos para descrever os que não eram judeus. Estudiosos acreditam que no Novo Testamento, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, este termo era usado para descrever as pessoas que não tinham sido evangelizadas, sendo que muitas vezes estes eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de evangelização.

Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa podendo revelar preconceito contra um determinado grupo social, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. No Brasil, a expressão "polaco", do polonês polak, de pole, campo, área rural, era usada no sentido pejorativo, porém, desde fins do século XIX "polaco" vem sendo substituído por "polonês".

Etnias Brasileiras

As etnias brasileiras são variadas, com influência direta do processo de imigração que o país sofreu. Entre os tipos de etnias que compõem as etnias brasileiras, estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território. 

O significado de Etnia está na categoria: Geral