Significado de Imigrante

O que é Imigrante:

Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.

Por exemplo: O Brasil tem recebido um grande número de imigrantes do Haiti, que buscam moradia e emprego.

A expressão “imigrante” é imprópria para fazer referência a movimentos migratórios internos ou inter-regionais, ou seja, aqueles realizados dentro das mesmas fronteiras políticas.

O imigrante para permanecer legalmente dentro do território escolhido, deve seguir as "leis de imigração" estabelecidas em cada país.

Imigração e Emigração

Imigração e emigração são movimentos da população dentro do âmbito internacional. Imigração significa a entrada de indivíduos ou grupos, considerados do ponto de vista do país que os recebe.

O termo imigração se aplica só a pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da vida social.

Emigração é o êxodo de indivíduos ou grupos, considerado do ponto de vista do país de origem. No âmbito sociológico, a emigração consiste no abandono voluntário do seu país de origem, por motivos políticos, econômicos, religiosos etc.

Por exemplo: O grande número de emigrantes saídos do Haiti é consequência da instabilidade política, da economia decadente e do grande terremoto que devastou o país.

Imigrantes no Brasil

O fenômeno da imigração no Brasil começou a ser mais significativo em 1808, com a vinda da família real e a abertura dos portos. Mais tarde, em 1850, o número de imigrantes subiu quando cessou o tráfico de escravos. A maior parte dessa vinda de imigrantes para o país esteve ligada à necessidade de mão de obra para a lavoura cafeeira e foi uma iniciativa do Estado ou de particulares, principalmente de fazendeiros.

Os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil, durante esse período, foram os portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, eslavos e sírio-libaneses.

No ano de 1934, a imigração diminuiu drasticamente, principalmente devido à Constituição, que estabeleceu medidas restritivas à vinda de estrangeiros.

Data de atualização: 27/06/2019.