Significado de Multiculturalismo

O que é Multiculturalismo:

O multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

O Canadá e o Brasil, por exemplo, são países multiculturais. Muito devido aos diferentes grupos de imigrantes recebidos, mas também por observar outros fatores de integração, como a não subordinação a cultura dominante, e desenvolvimento de novas culturas a partir do choque cultural inicial. 

O multiculturalismo também pode ser chamado de multiculturalidade e pluralismo cultural, e é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam cada vez mais interligados, em função do crescente contato que as culturas têm entre si e a quase inexistência de grupos isolados. 

A questão é correntemente debatida entre antropólogos e sociólogos de diferentes linhas de pensamento. Alguns estudiosos acreditam que esta visão multicultural não existe, e que houve uma imposição da cultura dominante com a chegada dos europeus, que teria culminado terminantemente com a hegemonização da globalização. Já outros pensadores veem diversos traços multi étnicos e defendem a existência das múltiplas culturas no continente americano, e que habitam em harmonia justamente em função da possibilidade das relações globais.

O conceito de multiculturalismo tem grande influência do relativismo cultural, que questiona a ideia de que os hábitos e costumes de um grupo poderiam ser superiores a outros. Esta ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.

Saiba mais sobre Relativismo Cultural.

Multiculturalismo no Brasil

O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. A princípio houve o choque natural, mas sabe-se que vários costumes indígenas foram incorporados aos hábitos dos portugueses, como o banho diário, por exemplo.

Ao longo dos séculos, o território brasileiro recebeu holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães. E na pós-modernidade, esta mistura de etnias só aumenta no nosso país.

Internacionalmente o Brasil é conhecido por ser um dos países que melhor recebe seus visitantes, tentando adequar-se para receber bem as culturas alheias sem deixar de lado os costumes locais.

A diversidade étnica dos próprios brasileiros é outra forte característica multicultural. As diferentes cores de pele, os diversos costumes compartilhados, a liberdade de credo religioso, tudo isso faz parte do conjunto multicultural.

Multiculturalismo e Educação

A questão do multiculturalismo é de extrema importância na área da pedagogia e educação. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças, e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos.

O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais, que aprendam a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero.

A obrigatoriedade de ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, por exemplo, é uma das ações afirmativas pelo multiculturalismo na educação. Incentiva que o professor e os alunos saiam do eixo de estudos europeus-ocidentais que tradicionalmente as escolas brasileiras propõem.

Exemplos de Multiculturalismo

A coexistência de diversos grupos culturais as em um mesmo lugar é um exemplo de multiculturalidade e representatividade. Como quando temos em uma mesma sala de aula alunos e alunas afro-descendentes, indígenas, caucasianos e asiáticos. 

O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.

A música é um componente importante e presente em praticamente todas as culturas conhecidas. O reconhecimento de ritmos de outros grupos culturais, sem julgamento de que seriam melhores ou piores, é outro exemplo de multiculturalismo.

Saiba mais sobre o significado de Cultura e de Globalização.

Data de atualização: 04/04/2018. O significado de Multiculturalismo está na categoria: Geral