Significado de Interpretação

O que é Interpretação:

Interpretação é um substantivo feminino que caracteriza a ação ou efeito que estabelece uma relação de percepção da mensagem que se quer transmitir, seja ela simultânea ou consecutiva, entre duas pessoas ou entidades.

O termo também pode se referir à ideia de explicar ou declarar o sentido de algo, traduzir de uma língua para outra, expressar ou conceber a realidade de um modo pessoal ou executar ou representar uma obra artística.

A palavra tem origem do latim interpretatĭo,ōnis que significa “explicação, sentido”.

A interpretação pode caracterizar o processo que leva um indivíduo a compreender um determinado feito e sua posterior declamação, como por exemplo, a tradução de um idioma realizada por um intérprete ou tradutor de línguas.

Ela pode ser considerada um termo ambíguo, pois ela refere-se tanto ao processo quanto ao resultado de algo que é fruto da ação humana, como na prática da leitura, onde o leitor utiliza um conjunto de processos mentais para compreender um determinado texto, além de poder fazer comentários acerca deste.

A palavra interpretação pode ser substituída por sinônimos que variam conforme a intenção do seu uso. Quando o termo se referir à análise, os sinônimos utilizados serão perspectiva, versão, olhar, visão, crítica, análise, etc. Quando a palavra fizer referência à explicação, ela pode ser substituída por sinônimos como sentido, explanação, exegese, esclarecimento, entre outros.

Na música, a palavra interpretação pode ser substituída por execução, performance. Já quando ela se referir à interpretação simultânea, serão utilizados sinônimos como paráfrase e tradução oral.

Veja o significado de exegese.

Interpretação de texto

Na língua portuguesa, a interpretação de texto se refere ao ato de compreender um determinada linguagem contida em um texto, por meio do discurso que representa a mesnagem que aquele texto quer transmitir.

Para que esta interpretação seja feita da melhor maneira, são necessárias algumas particularidades e requisitos no texto, como coesão, coerência, paragrafação e relações semânticas bem delimitadas, para que o leitor tenha uma compreensão plena do texto.

Veja também o signficado de compreensão.

Interpretação musical

Também é considerada interpretação a performance executada por artistas, músicos e cantores em um palco, pois eles utilizam diversos meios de linguagem para se comunicar com o público.

Interpretação Jurídica

A interpretação, no âmbito jurídico, é definida como a compreensão e aplicação das normas do Direito, utilizando o chamado círculo hermenêutico, onde o jurista reúne elementos textuais e não-textuais para compreender os fatos de um caso. Este método é baseado sobretudo na argumentação e é fundamentado pela hermenêutica.

Saiba mais sobre o significado de hermenêutica.

O significado de Interpretação está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa