Significado de Compreensão

O que é Compreensão:

Compreensão é o ato de compreender, entender e assimilar algo. É considerado um processo cognitivo, onde é necessária a interpretação de determinada coisa para que possa ser, posteriormente, compreendida pelo indivíduo.

A grafia correta desta palavra é compreensão e não "compreenção" (com ç).

Quando se diz que uma pessoa tem a compreensão de algo, significa que é dotada do perfeito domínio intelectual sobre o assunto.

A compreensão ainda pode representar o sentimento de benevolência e complacência de alguém, ou seja, quando há o entendimento das emoções de outra pessoa. Aliás, esta é uma interpretação usada pela filosofia para se referir ao comportamento empático das pessoas que analisam diferentes processos sociais, ideológicos, culturais e etc.

Saiba mais sobre Empatia.

Alguns dos principais sinônimos de compreensão são: entendimento, clareza, percepção, consciência, envolvimento, assimilação, discernimento, complacência, indulgência, tolerância e visão.

Por outro lado, os principais antônimos de compreensão são: ignorância, incompreensão, desentendimento, desconhecimento, complicação, desdém, intransigência e aversão.

Compreensão e Interpretação

Para que haja a compreensão de algo, como um texto, por exemplo, é necessária a sua interpretação. Para isso, o indivíduo deve ser capaz de desvendar o significado das construções textuais, com o intuito de compreender o sentido do contexto de uma frase.

Assim, quando não há uma correta interpretação da mensagem, consequentemente não há a correta compreensão da mesma.

O significado de Compreensão está na categoria: Língua Portuguesa