Jornalismo

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Jornalismo é a atividade informativa, realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massa (imprensa, rádio, televisão e imprensa online).

É a prática que envolve a coleta, verificação, escritura e divulgação de informações de interesse público e de interesse do público.

O jornalismo é fundamental para as sociedades democráticas, pois informa a população sobre a sua realidade a fim de que tomem decisões conscientes. Em ditaduras, não há a possibilidade de jornalismo livre.

Quem trabalha com jornalismo, é chamado de jornalista. Para exercer a profissão no Brasil é necessário cursar o ensino superior em jornalismo, com a duração de quatro anos.

O jornalismo faz parte do campo da comunicação social, pois transmite mensagens para um vasto número de receptores. Os jornalistas podem exercer diferentes funções em várias locais, como jornais, revistas, televisão, rádio, sites, blogues, assessorias de imprensa, e outros.

A prática jornalística tem séculos, as sociedades antigas usavam formas rudimentares de passar informações as pessoas. Contudo, o jornalismo, em um formato mais parecido com o que se conhece hoje, iniciou por volta do século XVI, com os primeiros jornais impressos.

A partir dos séculos XIX e XX, com o desenvolvimento de meios técnicos, o jornalismo passou a ser acessível a todos. O surgimento do rádio e a televisão teve forte influência sobre a linguagem jornalística, que começou a ser adaptada conforme as características do meio de comunicação.

O rádio, a TV e a internet também afetaram a periodicidade das publicações noticiosas. Se antes os jornais impressos eram vendidos diariamente, com o rádio e a TV, as notícias passaram a ser atualizadas várias vezes ao dia, e com a internet, de minuto em minuto.

Faculdade de jornalismo

O curso de jornalismo faz parte da área acadêmica de comunicação social, trata-se de um campo dentro das ciências humanas e sociais. É uma graduação de ensino superior, do tipo bacharelado, com a duração de 4 anos, ou seja, 8 semestres.

A faculdade tem disciplinas teóricas e práticas, como terias da comunicação, teorias da linguagem, filosofia, antropologia, oficinas de texto, técnicas de reportagem, telejornalismo e radiojornalismo.

Quem se forma em jornalismo, é ensinado a coletar, escrever, verificar e divulgar informações. Também tem o senso crítico desenvolvido, entendendo a importância da democracia e a relevância do seu trabalho para a sua manutenção.

Dentro do jornalismo, pode-se seguir diversos ramos, como o jornalismo investigativo, cultural, de moda, esportivo, de economia e muitos outros, além do seguimento da assessoria de comunicação.

Saiba mais sobre comunicação e mídia.

Tipos de jornalismo

O jornalismo pode ter uma grande variedade de tipos, com características específicas. Conheça alguns tipos de jornalismo:

Jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo

São ramos do jornalismo específicos de um meio de comunicação. Esses tipos de jornalismo podem tratar de todos os assuntos, como política, esporte, cultura e também ter jornalismo investigativo, mas sua especialização está centrada no meio de comunicação, imprensa, rádio, TV ou internet.

Jornalismo político

É o responsável por cobrir e informar a população sobre a vida política do país. É um dos ramos jornalísticos mais importantes, está muito ligado as questões democráticas, por isso, tem sempre destaque nos meios de comunicação.

O jornalismo político cobre as decisões políticas, as mudanças na constituição, as pessoas que ocupam cargos políticos importantes, e problemas, como a corrupção.

Jornalismo esportivo

Esta vertente do jornalismo está relacionada com o vasto mundo dos esportes. O jornalismo esportivo cobre jogos, partidas e eventos do esporte, assim como a desempenho dos atletas e suas histórias.

Jornalismo investigativo

No jornalismo investigativo, o jornalista tem a função de investigar assuntos de relevância pública, cujos fatos não são do conhecimento geral.

Normalmente, é mais lento do que os outros tipos de jornalismo, porque requer bastante tempo para apuração. Por tratar temas delicados como corrupção, pedofilia, entre outros crimes, é uma área considerada de risco.

Jornalismo cultural

O jornalismo cultural está associado às diversas manifestações culturais. Aborda temas como a música, cinema, teatro, artes plásticas, entre muitas outras.

Este jornalismo procura divulgar e aumentar o acesso da população à cultura, apresentando aos leitores/espectadores o que está acontecendo na sua região nesse contexto.

Jornalismo de moda

Este tipo de jornalismo é focado na cobertura dos eventos de moda, das tendências da área, assim como suas personalidades e histórias.

Jornalismo científico

O jornalismo científico também pode ser conhecido como divulgação científica. É um ramo jornalístico responsável por informar a população sobre os avanços e descobertas da ciência, tem o papel fundamental de transformar o conhecimento técnico em informação entendível para a população leiga.

Jornalismo ambiental

É a área específica do jornalismo que cobre as questões ambientais, como desmatamento, mudanças climáticas, aquecimento global, conservação florestal e sustentabilidade.

Jornalismo de entretenimento

Enquanto os outros tipos de jornalismo focam em informações de interesse público, este tipo de jornalismo está relacionado com informações de interesse do público. Ou seja, são assuntos que não têm tanta relevância social, mas atrai a atenção das pessoas.

É o ramo do jornalismo que cobre o mundo do entretenimento, como a vida e trabalho de celebridades, atores, cantores e bandas famosas.

Jornalismo literário

O jornalismo literário é recente, tendo surgido na década de 1960. Trata-se do tipo de jornalismo que adota elementos da literatura nas reportagens.

Geralmente, é usado em grandes reportagens, que focam em um assunto de forma aprofundada, tratando inclusive de seus desdobramentos, motivações, contexto e histórias paralelas.

Veja também o que é uma reportagem e o que são fake news.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar