Significado de Jornalismo

O que é Jornalismo:

Jornalismo é a atividade informativa, realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massas (imprensa, rádio, televisão, imprensa online).

O jornalismo propriamente dito surgiu a partir do séc. XIX, intimamente ligado ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Os modernos avanços técnicos (radiofusão, televisão) tiveram uma incidência decisiva sobre a linguagem jornalística, a qual teve que se adaptar às necessidades específicas de cada meio. Esta especialização afeta também o tipo de periodicidade da publicação ou programa informativo: os diários oferecem a atualidade imediata das notícias, enquanto que os semanários, mensais, etc., analisam mais pormenorizadamente e se centram em temas mais concretos.

O surgimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias eletrônicas (vídeo, televisão por cabo, internet) está a modificar profundamente os modos de produção jornalísticos. Nos dias de hoje, os próprios celulares são instrumentos importantíssimos na transmissão de notícias, visto que com eles é possível gravar imagens e sons de forma muito mais fácil, em comparação com 15 ou 20 anos atrás.

O jornalismo está incluído no universo da comunicação, pois transmite uma mensagem específica para um vasto número de receptores. Um indivíduo que se ocupa do jornalismo, ou seja, o jornalista pode trabalhar em várias áreas da imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, sites, blogues, em assessorias de imprensa, etc.

No princípio dos anos 60 surgiu nos Estados Unidos o "novo jornalismo", um estilo jornalístico e literário. Teve como representantes principais T. Wolfe, Ch. Bukowski, N. Mailer, entre outros. Caracteriza-se por introduzir na descrição dos fatos reais, a visão subjetiva e emocional das personagens.

Jornalismo esportivo

O jornalismo esportivo consiste em uma área de especialização do jornalismo. Esta vertente do jornalismo está relacionada com o vasto mundo dos esportes. Um grande desafio do jornalismo esportivo é conseguir transmitir notícias com imparcialidade, porque muito provavelmente o jornalista em questão tem uma determinada preferência em termos esportivos (como por exemplo, um time de futebol preferido). Muitos jornais, sites e seus jornalistas são ligados pelos leitores a um determinado time, o que causa discórdia e conflitos no grande público.

Jornalismo investigativo

No jornalismo investigativo (uma área de especialização do jornalismo), o jornalista tem como função a investigação de assuntos de relevância para o público, mas cujos fatos não são do conhecimento geral. Normalmente o jornalismo investigativo requer bastante tempo para apurar os fatos, e como pode tratar temas delicados como corrupção, pedofilia, etc., é uma área que pode pôr em risco a própria vida do jornalista.

Jornalismo cultural

O jornalismo cultural é um ramo do jornalismo que está associado às diversas manifestações culturais de uma determinada sociedade. Pode abordar temas como a música, cinema, teatro, artes plásticas, entre muitas outras. Este jornalismo tem como objetivo dar a conhecer aos leitores/espectadores o que está acontecendo no seu ambiente no contexto cultural.

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Jornalismo está na categoria: Geral