Comunicação Social
Comunicação social é o nome dado a transmissão de informações e mensagens para o grande público, através dos meios de comunicação, como rádio, televisão e internet.
Também é uma ciência social aplicada, que estuda os fenômenos que acontecem na relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. A comunicação social abarca processos de informação, persuasão e entretenimento de indivíduos e grupos.
Os meios de comunicação social são os objetos de estudo da comunicação social, e consistem em sistemas mecânicos de emissão e transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo.
A comunicação social abrange essencialmente meios de informação de massas (mass media, na terminologia inglesa) das áreas da imprensa, rádio, televisão, cinema e internet.
A comunicação, como parte do comportamento humano, é de grande relevância, é a essência da humanidade. É a partir dela que foi construída a linguagem e sociabilidade, como se conhece.
Comunicar é pôr em comum, é aproximar distâncias. Por esse motivo, a comunicação social assume uma elevada importância, já que estuda a comunicação humana e sua interação com os meios midiáticos. Além disso, também tem um grande peso na formação da opinião pública e na construção de uma sociedade informada.
A comunicação social engloba várias áreas: relações-públicas, jornalismo, publicidade e propaganda, cinema, multimídia, marketing, entre outras.
Faculdade de Comunicação Social
A comunicação social é uma vasta área de estudo, que está inserida nas Ciências Humanas e Sociais. Seu campo de estudo abrange vários cursos, todos relacionados com a transmissão de mensagens de um receptor para um público vasto.
Estuda-se, portanto, as várias formas de transmitir diversos tipos de mensagens, com objetivos distintos, através dos meios de comunicação. A comunicação social só é assim chamada porque é direcionada as massas, e é capaz de criar conscientização, transmitir informação, influenciar atitudes e comportamentos.
Os diferentes cursos dentro da Comunicação Social tem geralmente a duração de 4 anos, 8 semestres. São eles: jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, relações-públicas, cinema, rádio e TV, multimídia, mídias digitais, entre outros.
Os cursos têm matérias comuns, que geralmente são teóricas, mas também matérias específicas para cada tipo de habilitação. Dentre as disciplinas comuns estão: língua portuguesa, teorias da comunicação, teorias da linguagem, história da arte, ética e mais.
O profissional da comunicação social terá um leque de seguimentos para atuar. Poderá trabalhar em agências de publicidade, na promoção de eventos, em assessoria de imprensa, editoras, institutos de pesquisa, gráficas.
Também em departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.
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