Significado de Mazel Tov

O que é Mazel Tov:

Mazel Tov ou Mazal Tov é uma expressão hebraica que pode ser traduzida contemporaneamente para a língua portuguesa como “boa sorte”.

Mas, de acordo com o Talmud (antiga enciclopédia jucaica), o significado original de mazal tov para o povo hebraico é mais complexo.

Literalmente, mazal tov significa “uma gota do alto”, expressão esta que pode ter diferentes conotações, de acordo com o contexto utilizado. Porém, todas as interpretações possíveis estão relacionadas com a ação de “algo que vem de cima”, ou seja, “celestial”.

Os judeus associavam as constelações ao termo mazzal, assim como os signos do Zodíaco (mazalot), que correspondiam ao destino das pessoas e das nações. Assim, a expressão mazal podia ser interpretada como “destino” ou “a raiz da alma”.

De acordo com o misticismo judaico, o mazal é o nome dado a principal parte da alma humana. Para eles, apenas uma pequena amostra da alma habita o corpo do indivíduo, enquanto que o restante está acima de tudo.

Atualmente, o mazel tov (ou mazal tov) é usado como uma frase de celebração, comumente dita após as festividades de um Bar Mitzvá, de casamentos judeus ou de outras ocasiões festivas.

Ver também: o significado de Bar Mitzvá.

Ao falar “mazeltov”, a pessoa está celebrando a concretização de determinado evento positivo e afortunado para o seu interlocutor, seja por estar fazendo aniversário, por ter concluído os estudos, ter casado, e etc.

Neste caso, o mazel tov está mais relacionado com a parabenização pelo acontecimento de algo positivo e benéfico na vida de alguém, do que propriamente o desejo de uma boa sorte.

Aliás, na língua hebraica, a expressão utilizada para desejar boa sorte para alguém é B’hatzlacha, que significa literalmente “tenha sucesso”.

Data de atualização: 31/07/2019.