Significado de Bar Mitzvá

O que é Bar Mitzvá:

Bar-Mitzvá significa “filho da lei” ou “filho do mandamento”, em hebraico. Consiste na concessão da maioridade religiosa aos jovens judeus, sendo considerada a mais importante cerimônia na vida de um judeu.

De acordo com as leis do judaísmo, todos os adolescentes já são responsáveis pelos seus atos e escolhas dentro da religião judaica a partir do momento que celebram o bar-mitzvá.

Com o bar-mitzvá o jovem tem o direito de participar ativamente da vida na sinagoga, além de poder ler publicamente o Torá, considerado o livro sagrado do povo judeu.

Bar-Mitzvá e Bat-Mitzvá

O bar-mitzvá é o nome dado para a celebração dos meninos, enquanto que bat-mitzvá é o nome designado para a comemoração das meninas.

Segundo a tradição, os meninos judeus devem celebrar o bar-mitzvá a partir dos 13 anos de idade, já as meninas podem comemorar o bat-mitzvá (que significa “filha da lei” ou “filha do mandamento”), com 12 anos.

O bar-mitzvá é praticado há mais de dois mil anos, no entanto a participação das meninas (bat-mitzvá) só começou a existir no século XX.

Ambos os rituais são bastante semelhantes ou mesmo iguais em diversas correntes do judaísmo.

Celebração do bar-mitzvá

Normalmente, tanto o bar-mitzvá quanto o bat-mitzvá é antecedido de um curso preparatório de dois anos, onde os adolescentes vão aprender todos os aspectos da vida de um bar-mitzvá.

O ritual do bar-mitzvá dura aproximadamente uma hora de trinta minutos, seguido de uma grande festa que reúne todos os familiares e amigos do adolescente.

Símbolos do bar-mitzvá

Existem alguns símbolos importantes utilizados durante o ritual do bar-mitzvá, como:

  • Leitura do Torá (livro sagrado para o judeus): simboliza a participação pública do jovem dentro da igreja, assim como a sua capacidade de interpretar a história e os valores transmitidos nos textos sagrados.
  • Tefilin: são pequenas faixas pretas amarradas na altura do peito do jovem e espalhadas ao longo dos seus braços. Estas faixas de couro simbolizam a busca pela coerência entre tudo aquilo que pensa, sente e realiza.
  • Talit: um manto branco com duas pontas e franjas, utilizado para simbolizar a transparência, as boas ações e o comprometimento do jovem bar-mitzvá com a bondade. 

O significado de Bar Mitzvá está na categoria: Religião