Significado de Modus operandi

O que é Modus operandi:

Modus operandi é uma expressão em latim que significa “modo de operação”, na tradução literal para a língua portuguesa.

Esta expressão determina a maneira que determinada pessoa utiliza para trabalhar ou agir, ou seja, as suas rotinas e os seus processos de realização.

O modus operandi é bastante utilizado para caracterizar o perfil das empresas. Fala do modus operandi de uma instituição, por exemplo, significa designar a maneira como esta realiza as suas funções.

No âmbito jurídico, o modus operandi é aplicado para identificar o perfil dos criminosos, principalmente no que diz respeito aos assassinos em série (serial killer).

Em muitos casos, o grupo de investigação policial consegue identificar e deter os criminosos a partir da análise do modus operandi que os assassinos em série possuem.

Todos os seres vivos, em particular o ser humano, têm um modus operandi, em diferentes graus: alguns mais organizados e metódicos do que outros.

O plural de modus operandi é modi operandi. Em muitos dicionários, esta expressão latina não é ao menos traduzida para o português, devido a sua popularidade e utilização constante no idioma.

Modus operandi, no entanto, costuma aparecer como um sinônimo de modus faciendi (“modo de fazer”) ou modus vivendi (“modo de viver”).

O significado de Modus operandi está na categoria: Geral