Significado de Filosofia de vida

O que é uma Filosofia de vida:

Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo.

A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Muitas vezes essas normas são marcadas por uma religião, como por exemplo: filosofia de vida budista, filosofia de vida cristã, etc.

É importante referir que a filosofia de vida varia de acordo com o contexto de cada um, e pode ser influenciada ou alterada de acordo com fatores sociais, econômicos ou políticos.

Esta expressão também está relacionada com o sentido crítico e define a forma como cada pessoa constrói o seu sistemas de valores que fazem parte da sua vida e indicam como ela vai ser vivida.

Por vezes as filosofias de vida entram em choque, quando pessoas discordam sobre vários temas. A principal razão para conflitos de filosofia de vida são diferenças culturais.

Frequentemente esta expressão é usada como sinônimo de estilo de vida. Ex: Ninguém gosta dele porque ele tem uma filosofia (estilo) de vida muito estranha.

O conceito de filosofia está relacionado com a busca incessante pela sabedoria. Assim, uma filosofia de vida também inclui a busca pelo autoconhecimento e por normas que atribuam estabilidade para um determinado indivíduo.

Data de atualização: 05/05/2014.