Número Pi (π)

O número Pi (π) é um número que representa o resultado da divisão entre o perímetro e o diâmetro de um círculo.

É uma proporção numérica infinita, ou seja, sua sequência de números não tem fim. Por conta disso, o PI é classificado como um número irracional.

Qual o valor de Pi?

O valor de Pi é 3,1415926535897932384626...

Num PiRepresentação do valor de Pi.

Como é calculado?

O valor de Pi representa o cálculo da divisão entre o valor do perímetro e do diâmetro de um círculo, isto é, π = perímetro/diâmetro.

O perímetro de um círculo é a medida de sua volta (comprimento). O diâmetro é o valor da medida de uma ponta à outra do círculo. Se dividirmos o perímetro pelo diâmetro, o resultado será igual a Pi.

Veja na imagem abaixo:

Num pi 2

Para que serve o valor de Pi?

O número Pi é usado em cálculos de geometria, principalmente para descobrir qual é a área lateral de um cilindro. Para isso, usa-se a seguinte fórmula: Al = 2 π * r * h.

Na fórmula:

Al = valor da área lateral.

π = Pi.

r = tamanho do raio.

h = medida da altura.

Veja este exemplo com um cilindro que possui raio de 8 cm.

cilindro

No exemplo acima, a área lateral do cilindro é de 40,67 cm.

História do número Pi

Não se sabe ao certo qual a origem da descoberta do Pi, mas há registros históricos que apontam que no Egito e na Babilônia já existiam estudos semelhantes ao número.

Quem chegou ao cálculo do valor de Pi foi o matemático Arquimedes, que viveu na Grécia entre 287 a.C e 212 a.C. Ele obteve o valor ao continuar os estudos sobre circunferência que Euclides de Alexandria, outro matemático Grego, já havia iniciado alguns anos antes.

Na forma como é estudado hoje, a inserção do PI na matemática é creditada ao matemático William Jones, que o utilizou no início do século XVIII.

Símbolo do Pi

O símbolo do Pi (π) é representado pela letra grega que tem o mesmo nome. Provavelmente o símbolo foi escolhido porque, em grego, significa uma "coisa que não pode ser materializada ou executada".

O significado de Pi em grego relaciona-se com a ideia de número infinito, em que não é possível encontrar seu final.

O símbolo escolhido para representar o número é a primeira letra da palavra perímetro em grego: περίμετρος.

Leia também o significado de número e saiba o que é um número primo.

Data de atualização: 10/12/2019.