Significado de Objetividade

O que é Objetividade:

A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios.

Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo.

Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”.

Ela também pode se referir à característica de algo que representa ou pretende representar de maneira fiel um objeto.

Exemplo: “Este quadro possui uma objetividade precisa do rosto de Diana”.

O termo, que é caracterizado como um substantivo feminino, também pode ser substituído por sinônimos como imparcialidade, praticidade, direto, prático, assertivo. Já para ter um contraste de ideias, podemos utilizar antônimos como subjetividade, inobjetividade, prolixidade, etc.

Veja também o significado de objetivo.

Objetividade na Filosofia

No âmbito da Filosofia, a objetividade é caracterizada como a validação de uma realidade exterior que não se assemelha ao conhecimento cognitivo do sujeito, mas que pode ser conhecida e transformada por ele.

Esta realidade é resultado de uma observação imparcial e que é independente das preferências individuais que a faz.

Ainda para a Filosofia, a objetividade, segundo Kant, apresenta algo que possui validade universal, independente de fatores pessoais, como religião, cultura, época ou lugar. Neste contexto, sua contrapartida é o relativismo.

Objetividade e subjetividade

É comum que a objetividade esteja sempre relacionada com a subjetividade, devido ao fato de serem palavras antônimas e terem significados que se contrapõem.

Enquanto a objetividade caracteriza as ações que remetem sempre à ideia de ser prático, rápido, ter ações diretas e assertivas, na subjetividade, as ações variam de acordo com o julgamento e interpretação de cada pessoa.

Veja mais sobre o significado de subjetividade.

O significado de Objetividade está na categoria: Geral