Significado de Omoplata

O que é Omoplata:

Omoplata, escápula ou espádua é um osso em forma de triângulo localizado na parte superior do tórax, ou no ombro, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como um osso plano e tem uma parte translúcida.

No plano frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos (ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior, interno e externo).

Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, possui também um processo coracóide, que tem o formato de um dedo e serve para inserção muscular; o processo coracóide pode ser apalpado.O ângulo externo da omoplata apresenta uma cavidade ocalizada lateralmente, que se articula com a cabeça do úmero. Há também uma incisura escapular e três fossas: subescapular (localiza-se em posição inferior nos quadrúpedes), infraespinhal e supraespinhal.

A omoplata, a clavícula e o coracóide constituem a cintura escapular, um conjunto que serve para a articulação dos membros anteriores dos vertebrados tetrápodes. Nos mamíferos superiores a cintura escapular é composta pela clavícula e omoplata, sendo que o coracóide é apenas uma apófise da omoplata.

Omoplata e Jiu-jitsu

No jiu-jitsu, existem vários golpes e movimentos que envolvem a omoplata. Alguns deles são: omoplata voador, omoplata da guarda, chave de omoplata, etc.

Data de atualização: 10/10/2013.