Sistema nervoso

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

Sistema nervoso é o conjunto de órgãos e estruturas do corpo humano responsável por captar, interpretar e responder a estímulos internos e externos.

É um dos sistemas mais importantes porque controla os outros sistemas fisiológicos, como o respiratório, cardíaco, digestório, urinário, entre outros.

Também comanda todos os movimentos corporais, voluntários e involuntários. Além de perceber e reagir a situações externas ao corpo, que estejam acontecendo no ambiente onde a pessoa está.

É graças ao sistema nervoso que as pessoas são capazes de identificar quando estão com fome ou vontade de usar o banheiro (estímulos internos).

Assim como interpretar imagens, sons, cheiros e toques, ou ainda entender se há uma situação de perigo que exige agir rapidamente (estímulos externos).

Divisão do sistema nervoso: central e periférico

O sistema nervoso pode ser dividido em dois sistemas menores chamados de sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).

Enquanto o SNC é comporto por estruturas centrais, como medula espinhal e o encéfalo, o SNP é constituído principalmente pelos nervos.

Sistema nervoso central (SNC)

É constituído pela medula espinhal e pelo encéfalo. A medula espinhal fica localizada no interior da coluna vertebral, e tem a função de transmitir informações do corpo para o encéfalo e vice-versa.

Já o encéfalo, está dentro do crânio, e é formado por vários órgãos e estruturas, que são:

  • Cérebro - é o órgão mais importante e complexo do sistema nervoso, responsável principalmente pelos pensamentos, memórias e funções ligadas aos sentidos e cognição humana.
  • Cerebelo - está localizado abaixo do cérebro, tem a principal função de manter o equilíbrio, realizar movimentos e regular o tônus muscular.
  • Tronco encefálico - é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. Funciona como um condutor dos impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal. Também é responsável por todas as funções fisiológicas, como os batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e reflexos.
  • Tálamo - transmite impulsos nervosos, especialmente relacionados com os sentidos (com exceção do olfato) para o cérebro.
  • Hipotálamo - estrutura que produz hormônios importantes e regula a temperatura do corpo, assim como o apetite, sede, libido e até a concentração.

Saiba mais sobre o Tônus muscular.

Sistema nervoso periférico (SNP)

O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos, que conectam o restante do corpo ao sistema nervoso central. Existem dois tipos de nervos: espinhais (que partem da medula espinhal) e cranianos (que saem do encéfalo).

Os nervos craniados podem ser ainda sensitivos (que possuem fibras sensitivas), motores (com fibras motoras) e mistos (que possuem fibras sensitivas e motoras).

O SNP ainda é composto por dois sistemas menores, denominados sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema somático é o que regula os movimentos voluntários, ou seja, os que as pessoas conseguem controlar.

Por exemplo: levantar e caminhar até determinado local ou utilizar as mãos para manusear objetos, como encher um copo de água ou usar o celular.

Já o sistema nervoso autônomo regula os movimentos involuntários, que as pessoas não tem controle e acontecem naturalmente no organismo. Por exemplo: a produção de lágrimas ou a salivação.

O sistema nervoso autônomo ainda é dividido em outros dois sistemas:

  • Sistema nervoso simpático - controla o organismo em situações de estresse extremo, dando diversos comandos ao corpo para fugir ou enfrentar uma situação de perigo, como contrair músculos, acelerar o coração e liberar adrenalina na corrente sanguínea.
  • Sistema nervoso parassimpático - controla o organismo em situações de repouso e estabilidade. Regula a respiração e a pressão arterial, mantém as funções fisiológicas normais, como sentir fome, realiza a digestão, ir ao banheiro, entre outros.

Entenda mais sobre o sistema nervoso simpático e o parassimpático.

Anatomia do sistema nervoso

O sistema nervoso é um dos sistemas mais importantes e complexos do organismo humano. É composto, basicamente, pelo encéfalo, medulas espinhal (SNC) e diversos nervos (SNP). Conheça a sua anatomia:

Estruturas e órgãos do sistema nervoso humano.

A principal célula do sistema nervoso é o neurônio. São responsáveis por realizar as sinapses, ou seja, a recepção e transmissão dos impulsos nervosos.

Através dos impulsos nervosos, os neurônios conseguem transmitir e captar informações, seja de neurônio para neurônio, de neurônio para glândulas ou de neurônios para músculos. O cérebro humano possui 86 bilhões de neurônios.

Conheça a estrutura de um neurônio:

Estrutura de um neurônio ilustrado em azul claro e lilás.

Esse tipo de célula tem o formato característico e é composto pelas seguintes estruturas: dendritos (que recebem os estímulos), axônio (que conduz o impulso nervoso) e corpo celular (onde está o núcleo da célula).

Conheça também o processo de desenvolvimento embrionário.

Rubens Castilho
Review científica by Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar