Significado de Justificativa

O que é a Justificativa:

A justificativa é toda e qualquer prova ou causa que confirme a veracidade e a ocorrência de um fato ou a justiça de uma ação praticada.

Ela se refere a toda ação que pode respaldar uma suposta hipótese de algum conhecimento, causa ou ação. É como uma explicação das causas que levam um determinado fato a ocorrer, na busca de encontrar a justiça necessária para um determinado acontecimento.

A justificativa também pode se referir a diferentes aspectos da vida. No âmbito jurídico, por exemplo, ela entra em contato com o estabelecimento da jurisprudência e da legislação para aplicar a justiça diante de determinados comportamentos.

No que diz respeito às correntes de pensamento e doutrinas, a justificativa busca estabelecer respaldo a partir de elementos compreensíveis ou não da nossa existência.

Ela também pode se referir às motivações que levam um indivíduo a agir de determinada forma, como a faltar em um compromisso importante, por exemplo.

Os seguintes sinônimos de justificativa costumam ser utilizados para substituir esta palavra: explicação, fundamento, razão, motivação, apologia, prova, defesa, porquê, satisfação, pretexto, motivo, desculpa, causa, argumento, alegação, entre outros.

Justificativa em projetos científicos

No campo das ciências, a justificativa é considerada uma das partes fundamentais da metodologia da pesquisa científica e dos projetos, pois ela busca explicações baseadas em métodos e recursos apropriados como teorias, pesquisas e experimentos.

A justificativa pode então ser produzida através de diversos métodos, o que pode variar de acordo com cada ciência. Por exemplo, para a realização de pesquisas, as ciências naturais contam com elementos empíricos. Já as ciências sociais recorrem à análise dos fatos que caracterizam seu objeto de estudo.

Veja o significado de Pesquisa Científica e de Pesquisa.

Justificativa no TCC

Normalmente, a justificativa aparece na maioria das produções científicas e acadêmicas. A mais comum delas é nos trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de ensino superior.

A etapa da justificativa em um TCC pretende ressaltar a importância do tema proposto e a necessidade do estudo mais aprofundado, utilizando argumentos objetivos e citações de autores reconhecidos da área estudada.

Veja mais sobre o significado de TCC.

Justificativa eleitoral

A justificativa eleitoral é o requerimento apresentado pelo eleitor, quando este não estiver presente no seu domicílio eleitoral no dia da votação. Ele pode ser requerido em qualquer seção eleitoral e pode ser feito no prazo de 60 dias a partir da data da eleição, pelo eleitor que faltou à votação, por um motivo que seja justificável.

Data de atualização: 23/10/2017.