Significado de Ósculo

O que é Ósculo:

Ósculo é um gesto de cumprimento entre duas pessoas, expressado através de um beijo que representa um sinal de amizade ou conciliação, bastante utilizado entre os membros de uma comunidade cristã.

Etimologicamente, a palavra ósculo surgiu a partir do latim osculum, que significa "boquinha" ou "beijo".  

Saiba mais sobre o significado de Beijo

No ramo da biologia e botânica, o ósculo é um orifício exalante das esponjas (poríferos), por onde passa o fluxo de água, e que se encontra na extremidade livre do corpo desses animais que vivem nos oceanos. 

Ósculo santo

O ósculo santo, também conhecido por "beijo da paz", foi uma forma de cumprimento criada por Jesus Cristo, segundo a religião cristã. 

O ato consiste em dar um beijo na face de outra pessoa, em sinal de fraternidade. Com os lábios cerrados, o beijo é descrito apenas como um toque sútil em algum parte do rosto da pessoa. 

O ósculo santo é um cumprimento bastante comum entre os membros de uma comunidade cristã. O Papa, bispos, padres e demais integrantes da igreja, por exemplo, utilizam o ósculo como forma de se cumprimentar. 

Os apóstolos Pedro e Paulo descrevem e recomendam o uso do ósculo santo em várias citações ao longo dos livros da bíblia cristã. 

Ósculos e amplexos

A expressão "ósculos e amplexos" significa "beijos e abraços". 

Enquanto que a palavra ósculo significa "beijo", o termo amplexo quer dizer "abraço", derivando do latim amplexus, que significa "contorno", "circuito", "abraço". 

O amplexo é um sinal de afeto bastante comum entre os seres humanos, consistindo em manter os braços entrelaçados entre o corpo do outro, mantendo uma aproximação física. 

Veja também o significado de Nomes dos Beijos

O significado de Ósculo está na categoria: Geral