Significado de Parcial

O que é Parcial:

Parcial é aquilo que corresponde a parte de um total, ou seja, que pertence a um todo. 

Um juízo parcial é considerado injusto e incorreto, pois apenas analisa parte de uma situação, ignorando o ponto de vista geral desta. No caso de um conflito entre duas partes, por exemplo, um juízo parcial optará por defender um dos lados e acusar o outro, ignorando os argumentos deste último.

Um pagamento parcial corresponde a parte do valor total a ser quitado. Em algumas lojas, por exemplo, existem produtos que são vendidos sob duas formas de pagamento: parcial e à vista. O pagamento parcial, como dito, é feito em prestações que, por norma, são mensais. 

Ver também: significado de À vista.

No âmbito do Direito Civil, a Comunhão Parcial de Bens é um dos tipos de comunhões disponíveis para quem decide se casar no civil, estipulando as regras de como os patrimônios dos noivos deverão ser administrados durante e depois do casamento, em caso de divórcio. Basicamente, a Comunhão Parcial de Bens representa que todos os bens adquiridos pelo casal após o matrimônio passam a ser de propriedade de ambos.

Um resultado parcial consiste em parte de um resultado, não representando a decisão final deste, mas apenas uma prévia. 

Exemplo: "O resultado parcial das eleições já está disponível".

Etimologicamente, a palavra parcial se originou a partir do latim tardio partialis, e significa "parte" ou "porção".

Alguns dos principais sinônimos de parcial são: segmentário, fragmentário, fracionário, incompleto, inacabado, imperfeito, limitado, faccioso, injusto, iníquo, tendencioso e partidário.

Parcial e imparcial

São palavras opostas e representam o contrário uma da outra. 

Como dito, parcial é parte de um todo ou quem assume partido por um lado, sem se importar com a total veracidade dos fatos.

Quando se fala em jornalismo parcial, por exemplo, significa que este é tendencioso e manipula as informações com o intuito de beneficiar os lados que defende.

Imparcial, por outro lado, corresponde a um julgamento correto e justo, pois não toma partido favorável ou contrário de nenhum lado, observando a situação unicamente a partir do fatos apresentados.

Ver também: significado de imparcial.

O significado de Parcial está na categoria: Língua Portuguesa