Significado de Jugo

O que é Jugo:

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois.

Jugo era uma espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos nas batalhas.

No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição. Exemplos: “Em alguns países que cultuam o islamismo é claramente observado o pesado jugo ao qual são submetidas às mulheres”. “O escravo vivia sob o jugo do seu senhor”.

Na área da Botânica, jugo é um par de folículos de uma folha composta, desde que estes fiquem em posições opostas ao eixo da inflorescência.

O jugo na Bíblia

No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

Segundo o Evangelho de São Mateus (Mateus 11: 28-30) Jesus chama a todos que estão oprimidos para irem até Ele: Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhe darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.

Data de atualização: 25/07/2014.