Significado de Versátil

O que é Versátil:

Versátil é tudo aquilo que é variável, mutável, instável, inconstante, polivalente. É o que se transforma com muita facilidade, que tende a mudar ou ser alvo de mudanças. Do latim versatilis.

Versátil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquela pessoa que tem habilidades para aprender ou realizar muitas coisas. É aquela pessoa que tem qualidades variadas e numerosas a um determinado gênero de atividade ou de um modo geral. Um artista versátil é aquele que realiza diversas atividades em sua área.

Uma pessoa versátil é aquela que tem facilidade em se acomodar ou se adaptar diante de novas circunstâncias.

Versátil é ainda algo que tem boa agilidade, que se movimenta com muita facilidade. O Duster é um carro versátil.

Um exemplo de material versátil é o PVC, plástico que é usado para a fabricação de inúmeros produtos, entre eles, brinquedos, produtos para a indústria farmacêutica como mangueiras para sorologia, bolsas para sangue, é também usado para fabricação de canos, fios, filmes protetores de alimentos, garrafas para água etc.

Outro material versátil é a madeira, um dos recursos econômicos, encontrado na natureza, que pode ser utilizado para a produção de um grande número de bens materiais.

Na área da Botânica, versátil é uma antena que estando presa apenas por um ponto dorsal, oscila a todo momento, mesmo na mais leve brisa, como por exempolo nas gramínias.

Data de atualização: 28/04/2014.