Versátil

O que é Versátil:

Versátil é a qualidade daquilo que é variável, mutável, adaptável e polivalente. É o que se transforma com facilidade e pode desempenhar com qualidade diferentes funções ou tarefas.

É a qualidade da pessoa com diversas habilidades, que pode aprender ou realizar tarefas distintas. Dizer que uma pessoa é versátil é o mesmo que dizer que ela é polivalente e possui muitas habilidades conforme a situação exige.

Também pode se referir a uma atuação abrangente ou polivalente em uma determinada área. Uma artista versátil é aquela que realiza diversas atividades com muita qualidade e segurança, capaz de expressar seu talento de diversas formas. Já um jogador versátil, conforme a necessidade, pode atuar em diferentes posições na equipe.

Versátil é um adjetivo de dois gêneros. Assim, uma pessoa versátil (homem ou mulher versátil) é aquela que tem a habilidade de se adaptar diante de novas circunstâncias.

O termo também pode ser utilizado em relação a produtos e coisas. O plástico, por exemplo, tornou-se muito utilizado na indústria desde o século XX, justamente, por ser um material versátil, além de relativamente barato.

Embalagens, objetos de uso pessoal, brinquedos e inúmeros utensílios são fabricados em plástico. Entretanto, seu uso em excesso acarretou um risco para a natureza, por não ser biodegradável e demorar muito tempo para se decompor, gerando lixo e poluição.

Veja também: