Significado de Egocêntrico

O que é Egocêntrico:

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

Com origem no latim, egocêntrico é a junção de ego (eu) e centrum (o meio de tudo, o centro) e revela a tendência de alguém para referir tudo a ele mesmo, fazendo do eu o centro do universo.

Ser egocêntrico consiste em uma exagerada exaltação da própria personalidade, até a considerar como centro da atenção e de atividades gerais. Na pessoa egocêntrica se encontram a imaginação e o pensamento tão permanentemente ocupados com o próprio eu e os seus interesses que é incapaz de se colocar no lugar de outro indivíduo e de contemplar, do ponto de vista de outro eu, a matriz ou aspecto que têm as coisas e acontecimentos.

Os egocêntricos são sujeitos dispostos a fazer com que outros suportem as próprias dificuldades sem os ajudar, porque não se preocupam com os pensamentos, sentimentos e problemas das pessoas que os rodeiam. Também são capazes de fingir, perante si mesmos e perante os outros, por não se atreverem a enfrentar a realidade, com medo de ferir as suas exigências.

Egocentrismo e psicologia

No âmbito da psicologia infantil, o egocentrismo é a atitude psíquica normal e característica da segunda infância. Consiste em uma atitude normal dos 3 aos 6 anos, sendo caracterizada pela ausência de distinção entre a realidade pessoal e realidade objetiva. O psicólogo Jean Piaget afirmou que todas as crianças dessa fase são egocêntricas, visto que não possuem mecanismos mentais capazes de fazê-las entender que as outras pessoas têm crenças, necessidades e raciocínios diferentes dos delas.

O significado de Egocêntrico está na categoria: Geral