Significado de Perdão

O que é Perdão:

Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.

Etimologicamente, a palavra "perdão" vem do latim perdonare que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas; se redimir em relação a algo de errado. A expressão "pedir perdão" é usada quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para a pessoa com quem foi injusto. Exemplo: "Queria te pedir perdão pelo atraso".

O termo "perdão" ainda pode ser utilizado como uma fórmula educada e delicada para fazer alguém repetir algo que não foi compreendido inicialmente. Exemplo: "Perdão, qual o seu nome mesmo?"

No âmbito religioso, o conceito de perdão está relacionado com o chamado "processo de purificação espiritual", ideia que está presente em quase todas as doutrinas religiosas, e que consiste na eliminação de sentimentos nocivos ao homem, como a raiva, a magoa ou o desejo de vingança.

A ideia do "perdão de Deus" é comum em todas as doutrinas religiosas. Quando um indivíduo comete alguma ação considerada pecado ou que é o oposto às normas propostas por determinada religião, este deve pedir perdão de seus pecados à Deus, através de orações ou penitências.

Perdão judicial

O perdão judicial consiste na abolição da culpa de um indivíduo, perante o Estado, quando este comete delitos sob circunstâncias que estão expressamente definidas no código penal, sendo assim dispensado de cumprir uma pena, determinação, obrigação ou ordem judicial.

Um exemplo de perdão judicial está descrito no artigo 121, § 5º do Código Penal Brasileiro: "na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária".

Veja também o significado de Delação Premiada.

O significado de Perdão está na categoria: Geral