Significado de Pesquisa quantitativa

O que é a Pesquisa quantitativa:

Pesquisa quantitativa é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo.

Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.

Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são estruturados através de questionários, entrevistas individuais e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas. E estes devem ser aplicados com rigor para que se obtenha a confiabilidade necessária para os resultados.

Ela é muito comum no mercado, pois prioriza os resultados numéricos das pesquisas propostas para avaliar os comportamentos e opiniões dos indivíduos de um determinado grupo ou população, como as pesquisas de intenções de votos no período eleitoral.

Veja o significado de método científico e pesquisa científica.

Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa

É comum os pesquisadores terem alguma dificuldade em optar por qual método de pesquisa utilizar em seus estudos, em razão de saber qual seria o mais adequado para que se obtenha as respostas mais concretas. Assim, as pesquisas quantitativa e qualitativa se diferem em algumas características.

A pesquisa quantitativa apresenta resultados que podem ser quantificados, o que seria relevante para pesquisas onde a amostragem tem um número elevado. Já a pesquisa qualitativa salienta sobretudo os aspectos dinâmicos e subjetivos da pesquisa. Neste sentido, a utilização conjunta das duas pesquisas permitiria recolher informações que se poderia conseguir isoladamente.

Veja também o significado de pesquisa qualitativa.

O significado de Pesquisa quantitativa está na categoria: Geral