Significado de Pesquisa quantitativa

O que é a Pesquisa quantitativa:

Pesquisa quantitativa é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo.

Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.

Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são estruturados através de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas. E estes devem ser aplicados com rigor para que se obtenha a confiabilidade necessária para os resultados.

A pesquisa quantitativa é muito comum no mercado, pois prioriza os resultados numéricos dos estudos propostos para avaliar os comportamentos e opiniões dos indivíduos de um determinado grupo ou população.

Saiba mais sobre o Método científico e a Pesquisa científica.

Diferenças entre Pesquisa quantitativa e Pesquisa qualitativa

É comum os pesquisadores terem alguma dificuldade em optar por qual método de pesquisa utilizar em seus estudos. Essa escolha deve ser baseada no objetivo-final do estudo. Assim, as pesquisas quantitativa e qualitativa se diferem em algumas características.

Pesquisa quantitativa

Como dito, a pesquisa quantitativa apresenta resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo), o que seria relevante para estudos com um número elevado de amostras.

Na pesquisa quantitativa o objetivo é medir informações sobre um assunto que já é conhecido. Desta forma, os dados coletados apresentam uma natureza mais estatística, sendo os resultados expostos em forma de gráficos, tabelas, etc. 

Pesquisa qualitativa

Já a pesquisa qualitativa salienta sobretudo os aspectos dinâmicos e subjetivos, analisando informações mais complexas, como o comportamento, os sentimentos, as expressões e demais aspectos que possam ser observados no objeto de estudo.

Ao contrário da pesquisa quantitativa, a coleta de dados na pesquisa qualitativa é baseada em questionários flexíveis, dando ao entrevistado maior liberdade para expor o seu ponto de vista sobre o assunto em questão. Assim, ao invés de ter como principal característica informações estatísticas e numéricas, a pesquisa qualitativa reúne comentários e narrativas passíveis de múltiplas interpretações.

Saiba mais sobre a Pesquisa qualitativa.

Como fazer uma pesquisa quantitativa?

Como visto, a pesquisa quantitativa visa compreender a dimensão estatística de determinada questão. Para isso, o pesquisador precisa agir apenas como um observador, sem influenciar o conteúdo das informações a serem coletadas.

É comum o uso de formulários, questionários de múltiplas escolhas e entrevistas individuais para a reunião dos dados. Esses métodos permitem uma maior objetividade nas respostas, sendo que o entrevistado fica limitado a escolher entre as alternativas propostas em que mais se enquadra.

Por ter a intenção de coletar informações não-ambíguas, o pesquisador deverá apresentar os resultados de modo esquematizado e direto, sem espaço para interpretações de natureza subjetiva.

Veja também as diferenças entre Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa.

Características da pesquisa quantitativa

  • Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo; 
  • Não há espaço para ambiguidades; 
  • Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);
  • Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais, etc;
  • Métodos de coleta inflexível e previamente estruturado;
  • Pesquisador-observador (não pode interferir nos resultados);
  • Resultados apresentados em gráficos, tabelas e índices (menos espaço para interpretações subjetivas).

Exemplos de Pesquisa quantitativa

As pesquisas de intenção de voto (comuns durante o período eleitoral) e alguns dos estudos censitários feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são exemplos de pesquisas quantitativas.

As pesquisas quantitativas, como mencionado anteriormente, torna-se viável quando são estudados grandes e aleatórios grupos.

Descubra mais sobre os diferentes Tipos de pesquisa.

Data de atualização: 18/04/2018. O significado de Pesquisa quantitativa está na categoria: Língua Portuguesa