Significado de Fundamentação teórica

O que é a Fundamentação teórica:

Fundamentação teórica ou Referencial teórico é um dos elementos da pesquisa científica que consiste na revisão de textos, artigos, livros e todo material pertinente da área ou do assunto estudado.

Também chamada de pesquisa bibliográfica, ela consiste na seleção das leituras que se referem ao assunto abordado no estudo e na capacidade de interpretar, discutir e de dialogar com os autores daquela área, na tentativa de compreender melhor o fenômeno estudado.

A fundamentação teórica também é importante porque serve de orientação para a análise e interpretação dos dados coletados para a pesquisa, uma vez que estes devem ser interpretados à luz do referencial teórico já existente.

Esta etapa é importante nas pesquisas científicas e nos trabalhos de conclusão de curso. Se bem executada, ela consegue dar credibilidade a pesquisa e situá-la no contexto do campo científico. Neste sentido, deve-se buscar fontes fidedignas e que ofereçam informações de qualidade para a pesquisa.

Normalmente, a fundamentação teórica é utilizada em dois momentos importantes da pesquisa: na elaboração do projeto inicial e na sua redação final.

No projeto inicial as ideias tendem a não ser muito claras quanto aos objetivos da pesquisa e somente com o seu andamento é possível avaliar o que é importante colocar de informações. Nestes momentos, a função do orientador é de fundamental importância para nortear o aluno sobre quais autores e textos utilizar (bibliografia adequada).

Já na redação final, a fundamentação teórica é tida como uma comparação com os resultados obtidos, para refletir se de fato o aluno conseguiu atingir seus objetivos.

Saiba mais sobre o Referencial teórico.

Como fazer uma fundamentação teórica?

A fundamentação teórica é uma etapa onde é preciso ter bastante atenção para não cometer falhas que possam prejudicar a qualidade da pesquisa.

Portanto, são necessários alguns cuidados na hora da elaboração desta fase como:

  • a observação das normas técnicas aplicadas às pesquisas científicas (as Normas da ABNT, por exemplo);
  • a correta redação deste tipo de leitura, bem como a sua devida referência;
  • não cair no erro de plagiar o conteúdo que serviu como referência para a teorização do trabalho;
  • não se limitar ao uso de um ou dois autores para apresentar as abordagens previamente feitas sobre o conceito a ser analisado.

Veja também o significado sobre a ABNT.

Para montar o referencial teórico é necessário, antes de tudo, identificar os pontos-chave do trabalho, ou seja, os principais conceitos que envolvem o objeto de análise. 

A seguir, o pesquisador deve traçar um caminho em todo o histórico de pesquisas relevantes sobre o conceito central identificado. A próxima etapa é selecionar os autores mais significantes que estudaram esse assunto e apresentar as suas diferentes abordagens. Fazer a comparação entre os trabalhos dos vários autores também é importante, pois ajuda a enriquecer a fundamentação teórica.

Em resumo:

  1. Identificar os principais conceitos do trabalho;
  2. Apresentar um histórico sobre os principais trabalhos já feitos sobre o assunto;
  3. Identificar as abordagens dos diferentes autores sobre os conceitos.

Exemplo de fundamentação teórica

Vamos supor que o tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sobre a linguagem cinematográfica dos movimentos modernistas e pós-modernistas, por exemplo.

Para desenvolver a fundamentação teórica, além de olhar para o tema, o pesquisador precisa definir a problematização e os objetivos do estudo. Após essa fase, poderá identificar quais são os conceitos centrais do trabalho e começar o desenvolvimento do histórico sobre o assunto.

No exemplo citado podemos supor que os temas principais sejam o cinema, o modernismo e o pós-modernismo. Antes de seguir com a analise é necessário contextualizar e teorizar esses conceitos. Para isso, o pesquisador deve procurar conteúdos (livros, artigos, filmes, etc) que tratem desses assuntos e diferenciar as várias abordagens já utilizadas por outros autores.

O referencial teórico, como o nome sugere, serve para dar uma referência do ponto de vista da teoria sobre o assunto que será analisado. 

Veja também o significado do TCC.

Data de atualização: 29/01/2018. O significado de Fundamentação teórica está na categoria: Geral