Significado de Pesquisa de campo

O que é a Pesquisa de campo:

Pesquisa de campo é uma das etapas da metodologia científica de pesquisa que corresponde à observação, coleta, análise e interpretação de fatos e fenômenos que ocorrem dentro de seus nichos, cenários e ambientes naturais de vivência.

Esta é uma etapa importante da pesquisa, pois é responsável por extrair dados e informações diretamente da realidade do objeto de estudo. Ela também define os objetivos e hipóteses da pesquisa, assim como define a melhor forma para coletar os dados necessários, como o uso de entrevistas ou questionários avaliativos, que darão respostas para a situação ou problema abordado na pesquisa.

Normalmente, a pesquisa de campo é realizada após o estudo bibliográfico ou revisão literária nas pesquisas científicas, acadêmicas ou nos trabalhos de conclusão de curso (TCC). Nesta etapa, o pesquisador já deve possuir um bom conhecimento sobre o assunto estudado.

Na pesquisa de campo, cabe ao pesquisador realizar a observação minuciosa do objeto de estudo e como ele se comporta no seu ambiente real. 

Além disso, deve realizar a coleta de dados referentes ao objeto e, por último, fazer a análise e a interpretação destes dados. Tudo isso deve estar baseado na fundamentação teórica previamente feita, buscando sempre compreender e explicar o objeto de estudo da pesquisa.

A ciência e as áreas de estudos sociais como a Antropologia, Sociologia, Economia e outras, usam a pesquisa de campo para estudar o comportamento de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, etc. A proposta é compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade.

Tipos de pesquisa de campo

Conforme o objeto de estudo e a metodologia da coleta de dados aplicada, a pesquisa de campo pode ser classificada como:

Exploratória

São as pesquisas que têm como objetivo o aprofundamento do conhecimento do pesquisador sobre o assunto estudado. Ela pode ser utilizada para facilitar a elaboração de um questionário ou para servir de base para pesquisas futuras.

Quantitativa–Descritiva

Este tipo de pesquisa de campo tem como objetivo conferir hipóteses, analisar fatos, avaliar um assunto conforme suas principais variáveis . É uma pesquisa que usa coleta de dados, como entrevistas, formulários, questionários, etc.

Saiba mais sobre a Pesquisa descritiva.

Experimental

As pesquisas de campo experimentais objetivam pôr uma hipótese em teste para observar seus resultados. 

Este tipo de pesquisa utiliza projetos experimentais que incluem fatores como grupos de controle, seleção de amostra probabilística e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. Normalmente ela é realizada nos laboratórios de ciências.

Saiba mais sobre o significado de Metodologia.

É importante não confundir as pesquisas de campo com as pesquisas de levantamento, visto que esta última tem como foco a reunião de dados estatísticos. 

Como fazer uma pesquisa de campo?

Um estudo de campo é dividido em três etapas básicas:

  1. Fazer uma pesquisa bibliográfica que sirva como base para o tema estudado;
  2. Delimitar um grupo que servirá como amostra para a pesquisa;
  3. Determinar as técnicas que serão aplicadas para coletar as informações da pesquisa (questionário, observação, entrevista, etc);

A proposta é buscar compreender as diferenças existentes entre as opiniões ou realidades de um indivíduo para outro dentro do mesmo grupo.

Exemplo de pesquisa de campo

A pesquisa de campo pode ser aplicada, por exemplo, para procurar entender se os clientes de determinado estabelecimento estão satisfeitos com o atendimento de um setor específico.

Para isso, o pesquisador poderá produzir questionários ou fazer entrevistas com alguns participantes para obter as respostas. Por fim, e com base em informações que ajudem a contextualizar a realidade dos clientes e do estabelecimento, o pesquisador poderá identificar os pontos positivos e negativos do serviço.

Veja também o significado de outros tipos de pesquisa.

O significado de Pesquisa de campo está nas categorias: Geral, Ciência