Significado de Pesquisa descritiva

O que é a Pesquisa descritiva:

Pesquisa descritiva é uma das classificações da pesquisa científica, na qual seu objetivo é descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado.

Ela é realizada levando em conta os aspectos da formulação das perguntas que norteiam a pesquisa, além de estabelecer também uma relação entre as variáveis propostas no objeto de estudo em análise.

Na pesquisa descritiva, cabe ao pesquisador fazer o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico, sem a manipulação ou interferência dele. Ele deve apenas descobrir a frequência com que o fenômeno ocorre ou como se estrutura dentro de um determinado sistema, método, processo ou realidade operacional.

Normalmente, a pesquisa descritiva utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados para apresentar as variáveis propostas. Estas podem estar ligadas às características socioeconômicas de um grupo ou outras características que podem ser alteradas durante o processo.

Ela pode aparecer sob diversos tipos de pesquisas, como documental, estudos de campo, levantamentos, entre outras.

Veja também o significado de Pesquisa qualitativa e Pesquisa científica.

Diferenças entre pesquisa descritiva, exploratória e explicativa

Normalmente, existe alguma confusão entre as classificações das pesquisas científicas, que causam dúvidas na hora de optar por um dos tipos.

Pesquisa descritiva

Como dito, na pesquisa descritiva é realizado um estudo detalhado, com coleta de dados, análise e interpretação dos mesmos. Não há a interação ou envolvimento do pesquisador no assunto analisado. 

Pesquisa explicativa

Já a pesquisa explicativa também realiza um estudo com coleta e análise de dados, porém ela possui uma tendência a relacionar teoria e prática no processo da pesquisa científica. 

Diferentemente da descritiva, para além de observar e analisar os fatos, a pesquisa explicativa visa teorizar o assunto, explicando os motivos e processos por trás da temática, por exemplo.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória, diferente das demais, é a que visa, através dos métodos e dos critérios, oferecer informações e orientar a formulação das hipóteses do estudo.

A proposta é descobrir ou elucidar algo, principalmente através de experimentos. A área científica, por exemplo, é uma das que mais exploram esse método de pesquisa.

.Pesquisa descritivaPesquisa exploratóriaPesquisa explicativa
Objetivoreunir e analisar dados.descobrir fenômenos ou novas explicações.explicar fenômenos, causas e efeitos.
Metodologialevantamento de dados quantitativos.pesquisa teórica + experimentações práticas.métodos experimentais.
Exemplosestudos de caso e pesquisas de opinião.descobertas científicas.aprofundamento da pesquisa descritiva.

A pesquisa exploratória e a descritiva são as mais utilizadas pelos pesquisadores, assim como as mais requisitadas por organizações educacionais, comerciais e entidades políticas. 

Saiba mais sobre as diferenças entre a Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa.

Exemplo de pesquisa descritiva

As pesquisas mercadológicas e de opinião pública são dois exemplos que se enquadram no modelo descritivo. 

A proposta, nesses casos, é apenas observar, registrar e analisar as informações coletadas, sem o envolvimento ou interferência do pesquisador. 

Saiba mais sobre outros tipos de Pesquisa e veja o que escrever na metodologia.

Data de atualização: 02/08/2018. O significado de Pesquisa descritiva está nas categorias: Geral, Ciência