Pesquisa Descritiva

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Pesquisa descritiva é uma das classificações da pesquisa científica, na qual seu objetivo é descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado.

Ela é realizada considerando os aspectos da formulação das perguntas que norteiam a pesquisa, além de estabelecer também uma relação entre as variáveis propostas no objeto de estudo em análise.

Na pesquisa descritiva, cabe ao pesquisador realizar o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico, sem a manipulação ou interferência dele.

O pesquisador deve apenas descobrir a frequência com que o fenômeno ocorre ou como se estrutura dentro de um determinado sistema, método, processo ou realidade operacional.

Normalmente, a pesquisa descritiva utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados para apresentar as variáveis propostas. Estas podem estar ligadas às características socioeconômicas de um grupo ou outras características que podem ser alteradas durante o processo.

Ela pode aparecer sob diversos tipos de pesquisas, como documental, estudos de campo, levantamentos, entre outras.

Diferenças entre pesquisa descritiva, exploratória e explicativa

Normalmente, existe alguma confusão entre as classificações das pesquisas científicas, que causam dúvidas na hora de optar por um dos tipos.

Pesquisa descritiva

Como dito, na pesquisa descritiva é realizado um estudo detalhado, com coleta de dados, análise e interpretação dos mesmos. Não há a interação ou envolvimento do pesquisador no assunto analisado.

Pesquisa explicativa

Já a pesquisa explicativa também realiza um estudo com coleta e análise de dados, porém ela possui uma tendência a relacionar teoria e prática no processo da pesquisa científica.

Diferentemente da descritiva, para além de observar e analisar os fatos, a pesquisa explicativa visa teorizar o assunto, explicando os motivos e processos por trás da temática, por exemplo.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória, diferente das demais, é a que visa, através dos métodos e dos critérios, oferecer informações e orientar a formulação das hipóteses do estudo.

A proposta é descobrir ou elucidar algo, principalmente por experimentos. A área científica, por exemplo, é uma das que mais exploram esse método de pesquisa.

. Pesquisa descritiva Pesquisa exploratória Pesquisa explicativa
Objetivo reunir e analisar dados. descobrir fenômenos ou novas explicações. explicar fenômenos, causas e efeitos.
Metodologia levantamento de dados quantitativos. pesquisa teórica + experimentações práticas. métodos experimentais.
Exemplos estudos de caso e pesquisas de opinião. descobertas científicas. aprofundamento da pesquisa descritiva.

A pesquisa exploratória e a descritiva são as mais utilizadas pelos pesquisadores, assim como as mais requisitadas por organizações educacionais, comerciais e entidades políticas.

Exemplo de pesquisa descritiva

As pesquisas mercadológicas e de opinião pública são dois exemplos que se enquadram no modelo descritivo.

A proposta, nesses casos, é apenas observar, registrar e analisar as informações coletadas, sem o envolvimento ou interferência do pesquisador.

Saiba mais:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar