Significado de RSVP

O que é RSVP:

RSVP é a sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que em português significa "Responda Por Favor". É muito comum ver essa sigla em convites para eventos como casamento, onde a confirmação da presença é essencial.

É usada para solicitar a confirmação, ou não, da presença do convidado para um evento, podendo significar “Favor Confirmar Presença”.

A sigla RSVP costuma ser impressa no final dos convites, para alguns eventos, seguida do telefone ou e-mail da empresa responsável pela organização do evento, com a finalidade de abrir o caminho para o convidado confirmar sua presença. O número de convidados confirmados vai orientar a empresa responsável pela organização da festa a fazer o planejamento adequando da quantidade de mesas, comidas, bebidas, etc.

O uso de iniciais de uma expressão francesa surgiu das práticas de etiquetas francesas, durante o reinado de Luiz XIV, que influenciou grande parte do Ocidente. No século XIX, o francês era a língua do refinamento e da alta sociedade.

Protocolo RSVP

Resource Reservation Protocol (Protocolo de Reserva de Recursos) é um protocolo de comunicação (conjunto de especificações que controlam e possibilitam uma conexão, comunicação e transferência de dados entre os sistemas) que permite ao usuário solicitar a reserva de certa largura de banda para a transmissão de dados na internet.

RSVP é um protocolo desenvolvido para serviços integrados da internet, permitindo que as próprias aplicações requeiram da rede reservas de recursos necessários para seus diversos serviços.

RSVP é um modelo onde cada receptor é responsável pela escolha de seu próprio nível de reserva de recursos, inicializando a reserva e tornando-a ativa durante o período em que for necessário.

O RSVP não é um protocolo de roteamento, mas trabalha em conjunto com estes. É usado para requisitar uma qualidade de serviço específica da rede. O protocolo atua tanto em máquinas do usuário quanto em roteadores, responsabilizando-se em estabelecer e manter as condições para o serviço requisitado.

O RSVP não realiza transporte de dados, sendo apenas um protocolo de controle, atuando no mesmo nível de outros protocolos, como o ICMP e o IGMP, ou em protocolos de roteamento. O protocolo RSVP foi feito de forma a garantir que as arquiteturas mais antigas sejam compatíveis com o novo sistema.

Data de atualização: 07/07/2014. O significado de RSVP está na categoria: Siglas