Significado de Sacrilégio

O que é Sacrilégio:

Sacrilégio é o ato de desrespeito daquilo que é tido como sagrado; é o não cumprimento das normas de determinada religião. Assim, o sacrilégio é interpretado de acordo com o ponto de vista e doutrina de cada crença e religião.

No âmbito religioso, o sacrilégio é considerado um pecado grave, pois fere diretamente a fé e a doutrina dos seguidores de determinada crença. Um exemplo de sacrilégio é o uso de símbolos ou imagens de caráter religioso para fins comerciais, sexuais ou para ironizar, criticar a religião em questão.

O sacrilégio é uma ação profana, ou seja, quando alguém trata com indignidade os sacramentos da bíblia ou os lugares que são consagrados a Deus, como igrejas e mesquitas, por exemplo. 

Mesmo na contemporaneidade, de acordo com as regras de algumas religiões, um ato de sacrilégio pode ser punido com a morte ou prisão, principalmente dentro de alguns grupos religiosos extremistas.

Por norma, o sacrilégio é considerado um pecado, sendo que a punição está reservada para ser aplicada na chamada "vida após a morte"; lugar que, de acordo com os católicos e outras doutrinas, dependerá do comportamento e ações feitos pelo ser humano em vida. Para os indivíduos que cometem sacrilégio, por exemplo, o destino reservado será o sofrimento no "Inferno".

Data de atualização: 09/01/2015.