Significado de Sortilégio

O que é Sortilégio:

Sortilégio é um substantivo na língua portuguesa que se refere ao ato ou ação de enfeitiçar, encantar ou seduzir, através de atributos naturais ou artificiais.

Etimologicamente, o termo "sortilégio" se originou do latim sortilegium, que significa "adivinhação". Na definição tradicional da palavra, sortilégio está relacionado com praticas consideras ocultas, como a feitiçaria, a bruxaria ou a invocação de espíritos malígnos com o intuito de conquistar algum objetivo pessoal.

Durante a Idade Média, por exemplo, várias pessoas, principalmente mulheres, foram condenadas à Fogueira da Inquisição pela Igreja Católica que, de acordo com as acusações, utilizavam sortilégios (feitiços e encantamentos, teoricamente sobrenaturais) em prol de vontades do demônio.

Saiba mais sobre o significado de Heresia.

A palavra sortilégio ainda pode ter o sentido de maquinação, combinação ou conspiração, normalmente com a intenção de obter algo, um desejo pessoal, egoísta ou que é considerado imoral ou anti-ético, na maioria das vezes.

De forma geral, o sortilégio pode ser um conjunto de características de sedução, naturais ou artificiais, que um indivíduo pode ter e utilizar para conquistar algo em seu benefício próprio.

Exemplo: "Ele utilizou de seus sortilégios para conquistar a amizade do rapaz"

No Brasil, a telenovela mexicana "Sortilégio" foi exibida pela rede de televisão SBT, entre os meses de outubro de 2014 e fevereiro de 2015. No México, esta novela foi ao ar no ano de 2009, com 90 capítulos.

Data de atualização: 10/03/2015.