Significado de Emoção

O que é Emoção:

Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. 

É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reação natural às emoções.

Até hoje não existe uma definição exata do conceito de emoção ou de quantas emoções existem. O que se sabe é que o ser humano é capaz de vivenciar incontáveis emoções, principalmente porque os sentimentos que elas proporcionam em cada pessoa são muito específicos.

Uma das teses mais conhecidas é do psicólogo Robert Plutchik, que diz que o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação.

Veja os significados de Tristeza, Medo, Surpresa e Aversão.

Outra teoria muito conhecida, do psicólogo Paul Eckman, diz que são seis as emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, desgosto e ira.

As teorias tentam explicar quais são as emoções básicas, mas isso não quer dizer que só essas podem ser sentidas. As emoções de raiva, medo, alegria e tristeza são consideradas básicas e ligadas ao instinto de sobrevivência. Mas cada pessoa pode sentir as emoções de uma forma diferente ou mesmo uma mistura de emoções.

Saber administrar as emoções é importante para viver melhor e ser uma pessoa emocionalmente saudável. Essa administração do que é vivido e sentido é chamada pela psicologia de inteligência emocional.

A área do cérebro que é responsável pelo sentimento e controle das emoções é o sistema límbico.

Diferença entre emoção e sentimento

A emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano.

Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.

Os sentimentos podem ser definidos como a observação das emoções e das reações provocadas por elas.

As emoções são reflexos inconscientes do ser humano e os sentimentos são mais conscientes e relacionados com a avaliação das emoções. São complementares porque as emoções vividas dão origem aos sentimentos. 

Saiba mais sobre o significado de Sentimento.

O significado de Emoção está na categoria: Geral