Apatia
Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia).
A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão. Frequentemente, as pessoas dizem que a apatia é a manifestação de um esgotamento nervoso, porque é caracterizada por indolência e marasmo.
Apatia também pode ser caracterizada por frieza ou sonolência. Afeta visivelmente áreas como a dor, o medo, o desejo e o prazer, fazendo com o que o sujeito fique indiferente em relação a esses sentimentos.
A palavra apatia tem origem no grego apátheia, onde páthos que remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento.
Apatia segundo a filosofia, a psicologia e a sociologia
No âmbito da filosofia, apatia é a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia. No contexto teológico, a apatia pode estar relacionada com o desprendimento completo dos bens terrenos. Apesar disso, o conceito de apatia espiritual remete para uma pessoa que está distante de Deus, não tendo vontade e/ou forças para buscar a vontade de Deus para a sua vida.
Segundo a psicologia, apatia é um tipo caracterológico cujas reações afetivas se situam abaixo do nível médio.
A expressão apatia social está relacionada com falta de vontade de se revoltar ou tomar uma atitude em relação à corrupção política e outros temas que afetam a sociedade. Por exemplo, não vota é uma expressão de apatia social.
Apatia e Empatia
A apatia e empatia são dois estados emocionais opostos que alteram o modo como os seres humanos interagem. A apatia revela uma ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, a empatia faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se conseguisse sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza.