Significado da Sequência de Fibonacci

O que é a Sequência de Fibonacci:

Sequência de Fibonacci consiste numa sucessão infinita de números que obedecem um padrão em que cada elemento subsequente é a soma dos dois anteriores. Assim, após 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, etc.

Sequência de Fibonacci

Esta sequência foi descoberta pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci (1170 - 1250), também conhecido por Leonardo Pisa ou Leonardo Bigollo. A constatação de Fibonacci foi feita a partir da observação do crescimento de uma população de coelhos.

A sequência começa pelo número 0 e 1, sendo que este se repete e, posteriormente, a soma dos dois últimos numerais forma o próximo: 1 + 1 = 2. Depois a sequência continua a somar-se: 1 + 2 = 3; 2 + 3 = 5; 3 + 5 = 8; e assim infinitamente.

Esta sequência de números está, misteriosamente, interligada com diversos fenômenos da natureza, conforme constatou-se ao longo dos anos os estudos matemáticos.

Os números da sequência de Fibonacci formam a chamada "proporção áurea", um conceito visual muito aplicado nas artes plásticas, arquitetura e design, visto que é considerada agradável ao olhos humanos. O valor da proporção áurea é de aproximadamente 1,6, sendo justamente este número que é obtido quando se divide um número com o seu antecessor da sequência de Fibonacci.

Saiba mais sobre o significado da Proporção áurea.

A partir desta sequência ainda pode ser construída a ideia do Retângulo de Ouro. Quando desenham-se arcos no interior de cada quadrado dividido dentro do retângulo, também observa-se a Espiral de Fibonacci.

A ideia da proporcão áurea adquirida a partir da observação desta sequência foi utilizada por Leonardo Da Vinci, por exemplo, para descrever a figura perfeita do corpo humano.

Veja também o significado do Homem vitruviano.

O significado da Sequência de Fibonacci está na categoria: Geral