Significado de Número de ouro

O que é o Número de ouro:

Número de ouro é um número irracional, constante e real, que representa matematicamente a perfeição na natureza.

Ele é representado pela letra grega phi, inicial de Fídias, escultor e arquiteto encarregado da construção de Pártenon, em Atenas, também representada pelo símbolo Φ, conforme a imagem abaixo:

numero de ouro

Também chamado de proporção áurea, razão áurea,ou número áureo, ele é estudado desde Antiguidade, pois muitas construções gregas e obras artísticas apresentam este número como base. Devido as suas incontáveis aplicações, muitos se referem à ele como sendo uma oferta de Deus ao mundo, pois é um número que está envolvido com a natureza do crescimento.

E justamente por ser encontrado em estudos de crescimento, o número de ouro se tornou importante, sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.

Após ser explorada por outros estudiosos gregos, o número de ouro ganhou propriedades mais desenvolvidas no começo do século XIII. Neste período, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita, onde a divisão entre os termos consiste sempre na aproximação do número 1,6180 (o "número de ouro"). 

Saiba mais sobre a Sequência de Fibonacci.

O número de ouro pode ser encontrado de forma aproximada no homem (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem de crescimento na natureza.

Veja também o signficado de proporção áurea.

O significado de Número de ouro está na categoria: Geral