Significado de Simbolismo

O que é o Simbolismo:

Simbolismo é um substantivo masculino que significa um sistema de símbolos ou forma de expressão que utiliza símbolos para indicar fatos e ideias. Além disso, simbolismo também é o nome de um movimento literário que teve início no final do século XIX.

No âmbito da literatura, o simbolismo foi um movimento poético que teve a sua origem no final do século XIX, na França. Foi dada a designação de "simbolismo" graças ao soneto "Correspondências" de Baudelaire.

Verlaine, Malarmé e Rimbaud são considerados os autores que deram origem ao movimento. O simbolismo foi um movimento anticlassicista que surgiu como uma reação ao parnasianismo.

O simbolismo abrangeu várias outras áreas de expressão do ser humano. Nas artes plásticas, por exemplo, o simbolismo desvalorizava a visão realista do impressionismo e encorajava a expressão através de símbolos ou ideias. Desta forma, muitas vezes os artistas não pintavam olhando para um objeto, mas usavam a sua memória.

Os principais temas representados pela arte eram fruto da imaginação e de pressupostos oníricos. Artisticamente, o simbolismo foi continuado pelo surrealismo.

Confira o significado de onírico e surrealismo.

A gênese do simbolismo parte do princípio que o mundo envolvente que os nossos sentidos captam não é a realidade suprema, mas apenas um reflexo de revelações absolutas ocultas.

Simbolismo no Brasil

Enquanto na Europa o simbolismo alcançou maior popularidade que o parnasianismo, no Brasil isso não se verificou. O simbolismo foi bastante ofuscado pelo movimento parnasiano, que era apoiado pelas elites e pessoas de classes mais altas.

Um dos principais autores simbolistas no Brasil foi Cruz e Souza, autor das obras "Missal" e "Broquéis".

Simbolismo em Portugal

O simbolismo em Portugal teve grandes influências do simbolismo francês e foi responsável pela renovação da poesia portuguesa. A primeira obra considerada simbolista foi "Oaristos", da autoria de Eugénio de Castro e publicada em 1890. Um dos principais representantes do simbolismo português foi Camilo Pessanha.

O simbolismo em Portugal durou de 1890 até 1915, quando o modernismo começou a ganhar preponderância.

Conheça algumas características do simbolismo.

Data de atualização: 20/04/2018.