Significado da frase Só sei que nada sei

O que significa a frase Só sei que nada sei:

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor.

SócratesAlguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego. 

Existem, no entanto, pessoas que afirmam que Sócrates não proferiu esta frase, porque ela não se encontra nas obras de Platão (o seu aluno mais conhecido), que contêm os ensinamentos de Sócrates.

Supõe-se que esta frase foi proferida em uma conversa com atenienses, que não sabiam muitas coisas. Neste diálogo com os habitantes de Atenas, Sócrates afirmou não saber nada de nobre e nada de bom. Por outro lado, os atenienses achavam que eram sábios em várias áreas, enquanto Sócrates afirmava que não tinha conhecimento nessas áreas, ou seja, Sócrates sabia que não sabia.

Há alguma controvérsia porque alguns dizem que esta confissão de ignorância transmite um sentimento de humildade da parte de Sócrates. Outros autores indicam que o conceito de humildade só surgiu com o cristianismo e não foi abordado com Sócrates.

Existe também uma versão que explica que a frase "só sei que nada sei" foi proferida por Sócrates quando o oráculo declarou que ele era o homem mais sábio da Grécia.

Explicação da frase Só sei que nada sei

Podemos afirmar que existe a contraposição de dois tipos de conhecimento: o conhecimento através da certeza e o conhecimento através da crença justificada. Sócrates se considera ignorante porque não tem certezas, afirmando também que o conhecimento absoluto ou com certeza, só existia nos deuses.

Assim, muitas vezes esta frase significa que não é possível saber algo com a certeza absoluta e não significa que Sócrates não sabia absolutamente nada.

Com esta frase, é possível aprender e adotar uma maneira de viver. É melhor assumir que não se tem conhecimento sobre alguma coisa, do que falar sem saber. Quem pensa que sabe muita coisa, normalmente tem pouca disponibilidade ou vontade de aprender mais. Em contraposição, quem sabe que não sabe, muitas vezes quer mudar essa situação, mostrando desejo de aprender.

Aprenda mais sobre o conceito de conhecimento.

Vários pensadores debatem sobre o posicionamento de Sócrates com esta frase, indicando que ele poderia ter uma intenção didática ou irônica. Alguns afirmam que esta declaração de Socrates era uma estratégia didática para ensinar e chamar a atenção dos seus ouvintes. Por outro lado, existe o posicionamento que indica que Sócrates estava usando a ironia.

Método socrático

Sócrates usava o diálogo como método para chegar à verdade, fazendo perguntas aos interlocutores até que eles chegassem a uma conclusão válida. Frequentemente, a conclusão era que afinal não sabiam nada ou sabiam pouco sobre um determinado assunto.

Alguns filósofos indicam que Sócrates usava dois passos no seu método: a ironia e a maiêutica. O primeiro - a ironia - consistia em admitir a própria ignorância para poder aprofundar na verdade e destruir o conhecimento ilusório. O segundo passo - a maiêutica - é associado ao ato de esclarecer ou "dar à luz" ao conhecimento na mente de uma pessoa.

O método socrático também causa debate no mundo acadêmico, pois enquanto alguns defendem que o método é a maiêutica, outros indicam que o método usado por Sócrates é baseado no elenkhós, que significa refutação.

O significado da frase Só sei que nada sei está na categoria: Filosofia